Cerca de 110 pessoas foram colocadas em quarentena na Índia em meio um novo surto do
Descoberto há 27 anos, o
Leia mais:
Como é feito diagnóstico
Com sintomas iniciais parecidos com diversas doenças respiratórias e neurológicas, o diagnóstico pode demorar a ser concluído — o que dificulta na detecção de surtos, implementação de medidas eficazes e chance de controle da infecção.
O vírus Nipah pode ser diagnosticado com base no histórico clínico durante as fases aguda e de convalescença da doença. Os principais testes utilizados são o RT-PCR em fluidos corporais e a detecção de anticorpos por meio do ensaio imunoenzimático também é utilizada para verificar a presença do vírus.
O exame RT-PCR é um teste de laboratório que também é usado para confirmar a existência de infecções por vírus como Zika, Ebola, H1N1 e Covid-19. O método pode ser feito através de amostrar biológicas, incluindo sangue e secreções do fundo da garganta e narinas.
Casos confirmados na Índia
A OMS confirmou dois casos do
Eles apresentaram os primeiros sintomas no fim de dezembro e a infecção evoluiu rapidamente para complicações neurológicas. Os dois foram colocados em isolamento no início de janeiro.
O último boletim médico, divulgado no dia 21 de janeiro, apontou que o homem infectado estava se recuperando, enquanto a mulher estava em estado crítico. Não existem medicamentos ou vacinas específicos contra o vírus.