Quais são os sintomas específicos da infecção pelo vírus Nipah?

Doença com alto índice de letalidade pode afetar diretamente o sistema nervoso central

Vírus Nipah tem alto índice de letalidade e acende alerta para governos asiáticos

O vírus Nipah se tornou um ponto de alerta mundial após a confirmação de dois casos na Índia e mais de 100 pessoas serem orientadas a manter quarentena no país. Esta não é a primeira vez que o Nipah assombra o país, com o último surto registrado em 2023.

A doença, que tem alto índice de letalidade, pode causar infecções respiratórias agudas e encefalite, uma inflamação no cérebro que causa inchaço. A transmissão ocorre entre humanos e também de animais como morcegos frugívoros e porcos.

Confira a lista de sintomas causados pelo vírus Nipah:

  • Alteração do nível de consciência;
  • Convulsão;
  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Náuseas e vômitos;
  • Possível pneumonia.

O vírus Nipah pode chegar ao Brasil?

O Nipah está geograficamente restrito às áreas onde os casos já foram identificados, no caso, Malásia, Indonésia e Índia. É baixa a preocupação de que o vírus chegue em áreas urbanas, a não ser que a contaminação entre humanos aumente.

Governos asiáticos reagem à confirmação do vírus Nipah na Índia

Os países asiáticos acenderam um sinal de alerta para evitar uma possível chegada do vírus. Aeroportos reforçaram medidas de segurança de verificação de saúde. Tailândia, Nepal e Taiwan retomaram checagens semelhantes às feitas durante a pandemia de Covid-19 nos terminais.

A CCTV, emissora estatal da China, informou nessa terça-feira (27), citando a autoridade de controle de doenças, que nenhuma infecção pelo Nipah foi detectada no país, mas há riscos de casos importados

(Sob supervisão de Alex Araújo)

Leia também

Gustavo Monteiro é estagiário do Portal Itatiaia e estudante de jornalismo na UFMG. Natural de Santos-SP, possui passagens pela Revista B&R e Secretaria do Estado de Minas de Comunicação Social.

Ouvindo...