‘Czar’ da fronteira de Trump promete ‘reestabelecer lei e ordem’ em Minneapolis

Tom Honan disse estar comprometido com a segurança na cidade em primeira coletiva de imprensa após ser enviado pelo presidente norte-americano

‘Czar’ da fronteira, Tom Homan

O ‘czar’ da fronteira de Donald Trump disse estar comprometido com a segurança, lei e ordem em Minneapolis, no Norte dos Estados Unidos. A cidade está sendo alvo de ações violências do serviço de Imigração e Alfândega (ICE, na sigla em inglês) e duas mortes de cidadãos norte-americanos foram registradas.

Tom Homan realizou uma entrevista coletiva nesta quinta-feira (25), sendo a primeira manifestação pública desde que foi enviado ao estado de Minnesota pelo presidente dos EUA no começo desta semana, com o objetivo de apaziguar as tensões enquanto continua a política anti-imigração.

Leia também:

Ele afirmou que a segurança da população é primordial neste momento. Honan também disse que Trump quer que a situação em Minneapolis “se resolva”, mas reconheceu que “certas melhorias” são necessárias para a realização das operações contra a imigração.

“O presidente Trump e eu, junto com outras pessoas do governo, reconhecemos que é preciso fazer certas melhorias, e elas serão feitas. É exatamente disso que se trata o que estou fazendo aqui”, afirmou Homan.

O enviado presidencial disse que agentes federais buscam atuar de maneira profissional, mas advertiu que aqueles não seguirem o protocolo serão punidos. Honan foi escolhido para comandar a operação anti-imigração após o então comandante, Gregory Bovino, deixar o cargo.

A decisão foi tomada após a morte do enfermeiro Alex Pretti, de 37 anos, ter sido morto a tiros por agentes da imigração no último sábado (24). Na data, Bovino era o responsável pela operação. O comandante afirmou que o homem pretendia “massacrar” agentes federais.

* Com informações da AFP.

Leia também

Estudante de jornalismo pela PUC Minas, Júlia Melgaço trabalhou como repórter do caderno de Gerais no jornal Estado de Minas. Também já passou por veículos de rádio e televisão. Na Itatiaia, cobre Minas Gerais, Brasil e Mundo.

Ouvindo...