O Serviço de Imigração e Controle de Alfândega dos Estados Unidos (ICE, na sigla em inglês) encerrou suas operações de larga escala no estado do Maine, na divisa com o Canadá, nesta quinta-feira (29).
“Posso informar que a secretária (Kristi) Noem me comunicou que o ICE encerrou suas atividades reforçadas no estado do Maine. No momento, não há operações de grande escala do ICE em andamento ou planejadas aqui”, escreveu a senadora Susan Collins em uma publicação na rede X, antigo Twitter.
A conversa mencionada ocorreu com a chefe do Departamento de Segurança Interna. Na publicação, ainda acrescentou que o ICE e a Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP, em inglês) continuarão com as operações normais, sem reforço conforme medidas anteriores.
A medida foi anunciada em meio a um crescente questionamento da população estadunidense sobre as ações do ICE, sobretudo em Minnesota, onde dois cidadãos morreram.
Relembre os casos
Renee Nicole Gold, poetisa e mãe de três crianças, foi
Pessoas que testemunharam o caso relatam a cena como “macabra”. Em entrevista a um jornal local, a mãe de Renee, Donna Ganger, disse que a filha “provavelmente estava apavorada” e não desejava um confronto com os agentes do ICE.
No último sábado (24), durante uma escalada de manifestações no estado, um homem de 51 anos foi baleado por agentes federais de imigração sob suspeita de portar uma arma de fogo. Imagens divulgadas posteriormente desmentiram a versão dos oficiais e mostraram que Alex carregava apenas o celular em mãos.
O governador de Minnesota, Tim Walz, opositor do presidente Donald Trump, acusou “as pessoas mais poderosas do governo federal” de “inventarem histórias e divulgarem fotos” sobre a ocorrência.
Juiz quebra medida imposta por Trump
O juiz federal dos Estados Unidos John Tunheim ordenou nessa quarta-feira (28) o
Na determinação, o juiz distrital afirmou que o governo Trump pode continuar aplicando as leis de imigração e revisar a situação dos refugiados, mas que deve fazê-lo “sem prender, nem deter os refugiados”.
(Sob supervisão de Alex Araújo)