Trump diz que anúncio do novo diretor do FED ocorre nesta sexta-feira (30)

Mandato do atual dirigente do Banco Central dos EUA vai até maio; decisão é muito aguardada pelo mercado

Anúncio muito esperado deve ocorrer nesta sexta-feira (30)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que o anúncio do novo diretor do Federal Reserve (FED, o Banco Central Americano), ocorre nesta sexta-feira (30).

Trump indicou nessa quinta-feira (29) que a decisão seria anunciada “amanhã pela manhã", ao chegar à pré-estreia de um documentário dedicado à esposa dele, Melania Trump, em Washington. Segundo ele, o escolhido é “alguém muito bom”.

“Será uma pessoa que, acredito, fará um bom trabalho”, disse ele durante uma reunião de gabinete. Para Trump, um dos principais problemas é que as taxas de juros estão “muito altas, intoleravelmente altas”.

O mandato do atual presidente do FED, Jerome Powell, termina em maio. No mês passado, Trump insinuou que considerava nomear o conselheiro econômico, Kevin Hassett, mas depois pareceu voltar atrás, por precisar de Hassett para defender as políticas na televisão.

Outros candidatos cotados são, segundo o governo, um ex e um atual governador do FED (Kevin Warsh e Christopher Waller, respectivamente), bem como Rick Rieder, diretor de investimentos na BlackRock, a maior gestora de ativos do mundo.

Nessa quarta-feira (28), o FED votou a favor, por 10 a 2, de manter inalterada a taxa de juros de referência, o que levou Trump a retomar os ataques a Powell.

“Jerome ‘Demasiado Tarde’ Powell voltou a se recusar a cortar as taxas de juros, apesar de não ter absolutamente nenhuma razão para mantê-las tão altas”, escreveu Trump na rede social, Truth Social. O presidente ainda chamou Powell de “idiota” e acrescentou: “O Federal Reserve deveria reduzir substancialmente as taxas de juros, AGORA”.

Trump tentou destituir uma governadora do FED, Lisa Cook, por acusações de fraude hipotecária, ao mesmo tempo que o Departamento de Justiça abriu uma investigação sobre Powell pelas reformas na sede do banco, o que provocou uma reprimenda incomum do próprio presidente do banco central.

Powell disse durante a quarta-feira que não acredita que o Federal Reserve vá deixar de ser independente. “Espero sinceramente que isso não ocorra”, frisou.

(Sob supervisão de Alex Araújo)

Leia também

Gustavo Monteiro é estagiário do Portal Itatiaia e estudante de jornalismo na UFMG. Natural de Santos-SP, possui passagens pela Revista B&R e Secretaria do Estado de Minas de Comunicação Social.

Ouvindo...