O vórtice polar que atinge os Estados Unidos durante a megatempestade de inverno deixou ao menos 30 pessoas mortas, incluindo sete em um acidente aéreo. Mais de 500 mil residências seguem sem eletricidade em meio a um frio atemporal.
Um pequeno avião caiu durante a decolagem em plena tempestade de neve no Maine, estado no Nordeste dos EUA, na noite desse domingo (25), informou a agência aeronáutica americana. Na cidade de Nova York, mais oito pessoas foram encontradas sem vida em meio à queda da temperatura, embora as causas das mortes ainda estejam sob investigação.
Entre os motivos das mortes que ocorreram durante as ocorrências de inverno, estão também acidentes de trenó, veículos off-road e limpa-neves, usados para abrir espaço na neve que toma as rodovias.
A massa gélida de ar ártico que se desloca pelos Estados Unidos fará a temperatura cair ainda mais, especialmente no Norte, onde a sensação térmica pode chegar a -45°C.
Famílias sem eletricidade durante inverno rigoroso
Segundo o site especializado poweroutage.us, mais de 530.000 residências ficaram sem serviço elétrico na manhã desta terça-feira (27), principalmente no Sul do país.
No Mississippi, mais de 140.000 casas estão sem eletricidade e, no Tennessee, são mais de 175.000. Em ambos os estados, o peso do gelo derrubou as linhas de transmissão. Na Louisiana, somam-se mais de 100.000 clientes com cortes de energia.
Em mapa disponibilizado pela plataforma, é possível observar as regiões mais afetadas, que recebem cores mais próximas do vermelho de acordo com o número de casas sem fornecimento elétrico.
Mapa mostra divisão do corte de eletricidade nos EUA
A especialista do serviço meteorológico nacional (NWS, na sigla em inglês), Allison Santorelli, declarou à Agência France-Presse que a recuperação desta tempestade tem sido particularmente árdua devido à grande quantidade de estados afetados.
Os estados do norte, com mais suprimentos para o inverno, não puderam compartilhar seus recursos com as regiões do sul, menos preparadas.
O que é um vórtice polar
O vórtice polar é uma grande massa de ar gelado de origem ártica que se estendeu para o sul e provocou nevascas fortes e chuvas congelantes em amplas regiões americanas. Ele é uma área de baixa pressão e ar frio que circunda os dois polos da Terra.
Este fenômeno sempre existe próximo aos polos, mas enfraquece no verão e se intensifica no inverno. O termo “vórtice” se refere ao fluxo de ar no sentido anti-horário que ajuda a manter o ar mais frio próximo aos polos.
(Sob supervisão de Alex Araújo)