Estados Unidos deixam o Acordo de Paris oficialmente pela segunda vez

Documento foi assinado por Donald Trump em janeiro de 2025, mas saída dos EUA só foi efetivada neste ano

Trump assinou memorando presidencial que determina a saída dos EUA de 66 organizações da ONU

Os Estados Unidos saíram oficialmente do Acordo de Paris Sobre o Clima pela segunda vez nesta terça-feira (27). Neste mês, o país também anunciou a saída imediata do Fundo Verde do Clima (Green Climate Fund - GCF), iniciativa que financia ações climáticas em países em desenvolvimento.

O decreto para retirar o país havia sido assinado em janeiro de 2025, quando Donald Trump assumiu a presidência. No entanto, a retirada só acontece um ano depois que o documento é recebido pela Organização das Nações Unidas (ONU), conforme as regras da entidade.

Leia também

Com a retirada dos EUA em vigor, o país passa a ser o único a deixar o Acordo de Paris. Irã, Líbia e Iêmen são os únicos países que nunca fizeram parte do pacto.

Em um comunicado divulgado no início de janeiro deste ano, a Casa Branca informou que Donald Trump havia assinado um Memorando Presidencial determinando a retirada dos Estados Unidos de 66 organizações internacionais “que não servem mais aos interesses americanos”.

A nota cita a retirada do Acordo de Paris e justifica que “o presidente Trump está economizando dinheiro do contribuinte e redirecionando recursos para as prioridades da América”, e destaca que as organizações vetadas “promovem políticas climáticas radicais, governança global e programas ideológicos que conflitam com a soberania e a força econômica dos EUA”.

Saída imediata dos EUA do Fundo Verde do Clima

A saída dos Estados Unidos do Fundo Verde do Clima foi anunciada no dia 8 de janeiro de 2026. O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, disse que o GCF é uma organização radical e argumentou que o projeto “contraria o fato de que energia acessível e confiável é fundamental para o crescimento econômico e a redução da pobreza”.

“Em consonância com a decisão do governo Trump de se retirar da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), o Departamento do Tesouro dos EUA notificou o Fundo Verde para o Clima (GCF) de que os Estados Unidos estão se retirando do Fundo e renunciando ao seu assento no Conselho do GCF, com efeito imediato”, diz comunicado do Departamento do Tesouro dos EUA.

Formada em Jornalismo pela Puc Minas, Paula Arantes produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil, Mundo, Orações e Entretenimento no portal da Itatiaia. Atualmente, colabora com a editoria Meio Ambiente. Antes, passou pelo jornal Estado de Minas.

Ouvindo...