Trump anuncia saída imediata dos EUA do Fundo Verde do Clima, da ONU

Governo dos Estados Unidos justifica que iniciativa da ONU ‘deixou de ser compatível com as prioridades e metas de Trump’

Estados Unidos são o segundo maior emissor de gás carbônico no mundo

Os Estados Unidos anunciaram a saída imediata do Fundo Verde do Clima (Green Climate Fund - GCF) nesta quinta-feira (8). A iniciativa serve para financiar ações climáticas em países em desenvolvimento, a fim de atingir os objetivos da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC).

O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, disse que o GCF é uma organização radical e argumentou que o projeto “contraria o fato de que energia acessível e confiável é fundamental para o crescimento econômico e a redução da pobreza”.

Leia também

“Em consonância com a decisão do governo Trump de se retirar da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), o Departamento do Tesouro dos EUA notificou o Fundo Verde para o Clima (GCF) de que os Estados Unidos estão se retirando do Fundo e renunciando ao seu assento no Conselho do GCF, com efeito imediato”, diz comunicado do Departamento do Tesouro dos EUA.

A nota ainda destaca que Donald Trump, presidente do país, “está empenhado em promover todas as fontes de energia acessíveis e confiáveis”. Vale lembrar que os Estados Unidos são o segundo maior emissor de gás carbônico no mundo, perdendo apenas para a China.

Leia também:

Sobre o Fundo Verde do Clima

O Fundo Verde do Clima é o maior fundo climático do mundo e fica na Coreia do Sul. O projeto foi criado em 2010 pelos países integrantes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, durante a COP 16, em Cancun. A iniciativa coleciona mais de 100 projetos, sendo que 13 tem atuação no Brasil.

Formada em Jornalismo pela Puc Minas, Paula Arantes produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil, Mundo, Orações e Entretenimento no portal da Itatiaia. Atualmente, colabora com a editoria Meio Ambiente. Antes, passou pelo jornal Estado de Minas.

Ouvindo...