General mais importante da China é demitido por Xi Jinping; saiba quem é

Dispensa sem precedentes tirou militar considerado um dos mais confiáveis pelo governo por denúncia de traição

General chinês atuava no exército do país desde 1968

O presidente da China, Xi Jinping, demitiu o general Zhang Youxia, considerado o mais importante do Exército de Libertação Popular (ELP), ala militar do Partido Comunista Chinês (PCC). Ele foi alvo de investigações por “suspeitas de graves violações de disciplina e da lei”.

A acusação principal sofrida por Zhang foi de vazar informações sobre o programa de armas, segundo reportagem publicada pelo The Wall Street Journal. O general também é suspeito de aceitar suborno em troca de atos oficiais, como a promoção de um oficial a ministro da Defesa.

Zhang, de 75 anos, era vice-presidente da Comissão Militar Central do PCC, liderado por Xi Jinping, que controla as Forças Armadas, e considerado o aliado mais confiável do líder.

O grupo, geralmente composto por cerca de sete pessoas, agora conta com apenas dois membros: Xi e o general Zhang Shengmin. Os demais foram destituídos em um movimento “anticorrupção”.

Em um editorial, o Diário do Exército Popular de Libertação escreveu que essa medida mostra “tolerância zero” do PCC para “punir a corrupção, não importa quem seja ou quão alto seja o seu cargo”.

Zhang também é membro do Comitê Executivo Supremo do Partido Comunista, núcleo de maior poder do país asiático. Um dos poucos oficiais de liderança com experiência em combate, Zhang foi mantido na liderança militar por Jinping além da idade normal de aposentadoria, indicando um alto nível de confiança no general que agora foi expurgado.

O general, que ingressou no Exército em 1968, era considerado um exímio combatente. “Durante a batalha, fosse atacando ou defendendo, Zhang Youxia teve um desempenho excelente”, disse um jornal chinês em artigo publicado no país em 2017.

(Sob supervisão de Alex Araújo)

Leia também

Gustavo Monteiro é estagiário do Portal Itatiaia e estudante de jornalismo na UFMG. Natural de Santos-SP, possui passagens pela Revista B&R e Secretaria do Estado de Minas de Comunicação Social.

Ouvindo...