Trump sobe tarifas e acusa Coreia do Sul de descumprir acordo comercial

Presidente Donald Trump declarou que o Parlamento sul-coreano não promulgou o que chamou de “Acordo Comercial Histórico” com os Estados Unidos

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (26) que irá elevar para 25% as tarifas sobre importações da Coreia do Sul nos setores de automóveis, madeira e produtos farmacêuticos, ao acusar o Legislativo do país aliado de não cumprir um acordo comercial firmado com Washington.

Em publicação nas redes sociais, Trump declarou que o Parlamento sul-coreano não promulgou o que chamou de “Acordo Comercial Histórico” com os Estados Unidos. “Como o Legislativo coreano não cumpriu o acordo, estou aumentando as tarifas sul-coreanas de 15% para 25%”, escreveu.

Leia também

Em julho, o presidente norte-americano havia anunciado um entendimento que previa a redução das tarifas para 15%. Em contrapartida, a Coreia do Sul se comprometeria a investir US$ 350 bilhões nos Estados Unidos em projetos definidos pela Casa Branca e a adquirir US$ 100 bilhões em gás natural liquefeito e outros produtos energéticos.

O governo sul-coreano avaliou, à época, que atender às exigências sem salvaguardas poderia levar o país a uma crise financeira. Ainda assim, em outubro, antes de uma visita oficial, Trump voltou a afirmar que Seul faria investimentos bilionários antecipados e declarou que o acordo havia sido concluído.

* Com informações de CNN

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...