Lula vai ao Panamá nesta terça (27) para participar de fórum econômico

Esta será a primeira agenda internacional do petista em 2026

O presidente do Panamá, José Raul Mulino (esq.), e o presidente Lula (dir.)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca nesta terça-feira (27) para o Panamá, onde fará sua primeira agenda internacional de 2026.

Na quarta-feira (28), o petista participa do Fórum Econômico Internacional América Latina e Caribe, organizado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), na Cidade do Panamá.

A expectativa é que o evento reúna mais de 2 mil pessoas, incluindo líderes políticos, empresariais e acadêmicos para discutir os rumos da América Latina e do Caribe em um ambiente global mais instável e competitivo.

Convidado de honra do fórum, Lula será o segundo a discursar na cerimônia de abertura, após o presidente panamenho, José Mulino. Após a solenidade, o petista também participará de um almoço com os chefes de Estados presentes ao evento.

Também há expectativa por uma reunião entre Lula e o presidente eleito do Chile, José Antonio Kast, e o novo presidente da Bolívia, Rodrigo Paz, ambos de direita.

Além disso, as conversas também devem incluir a situação da Venezuela, mas de maneira lateral, de acordo com o Itamaraty.

Leia também

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.

Ouvindo...