O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca nesta terça-feira (27) para o Panamá, onde fará sua primeira agenda internacional de 2026.
Na quarta-feira (28), o petista participa do Fórum Econômico Internacional América Latina e Caribe, organizado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), na Cidade do Panamá.
A expectativa é que o evento reúna mais de 2 mil pessoas, incluindo líderes políticos, empresariais e acadêmicos para discutir os rumos da América Latina e do Caribe em um ambiente global mais instável e competitivo.
Convidado de honra do fórum, Lula será o segundo a discursar na cerimônia de abertura, após o presidente panamenho, José Mulino. Após a solenidade, o petista também participará de um almoço com os chefes de Estados presentes ao evento.
Também há expectativa por uma reunião entre Lula e o presidente eleito do Chile, José Antonio Kast, e o novo presidente da Bolívia, Rodrigo Paz, ambos de direita.
Além disso, as conversas também devem incluir a situação da Venezuela, mas de maneira lateral, de acordo com o Itamaraty.