Janones fará nova reunião com o Rede e pode disputar eleições de ‘casa nova’

Deputado federal negocia filiação ao Rede Sustentabilidade. Na pauta das negociações está uma possível candidatura ao Governo de Minas

O deputado federal André Janones (Avante-MG) pode concorrer em 2026 pelo Rede Sustentabilidade

O deputado federal André Janones (Avante-MG) se reunirá novamente com a direção nacional do Rede Sustentabilidade nesta terça-feira (27) em encontro que pode selar sua migração partidária. Na pauta, além da filiação, está a possibilidade de lançar o parlamentar como pré-candidato ao Governo de Minas.

Janones já se reuniu com a direção do Rede na última sexta-feira (23), quando o deputado foi formalmente convidado para se juntar à legenda. A possibilidade de concorrer ao Palácio Tiradentes, contudo, ainda está em discussão.

Nesta terça, Janones voltará a se reunir com dirigentes do partido e se pronunciará sobre as tratativas, conforme informado à Itatiaia pela equipe do parlamentar. A conversa do deputado se dá diretamente com Paulo Lamac, ex-deputado estadual e ex-vice-prefeito de Belo Horizonte que atualmente é o porta-voz nacional do Rede Sustentabilidade.

A possibilidade de Janones concorrer ao Governo de Minas se dá diante do vácuo à esquerda na incipiente disputa pelo Executivo Estadual. Com o vice-governador Mateus Simões (PSD) cristalizado como nome para a disputa pela manutenção da atual gestão, a direita tem também a perspectiva de lançar o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos) no pleito. A menos de dez meses da eleição, o parlamentar lidera todas as pesquisas de intenção de voto.

Enquanto isso, a esquerda segue sem um nome definido para a disputa e o PT trabalha para garantir uma campanha que fortaleça o palanque pela reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo maior colégio eleitoral do país. Até o momento, os petistas ainda trabalham com a perspectiva de ter o senador Rodrigo Pacheco (PSD) como candidato.

Se realmente entrar na disputa, Janones seria um nome instantaneamente associado a Lula. Na campanha de 2022 e durante seu mandato, o deputado se notabilizou como uma das lideranças governistas com atuação mais incisiva nas redes sociais.

Leia também

Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.
Repórter de política da Itatiaia, é jornalista formado pela UFMG com graduação também em Relações Públicas. Foi repórter de cidades no Hoje em Dia. No jornal Estado de Minas, trabalhou na editoria de Política com contribuições para a coluna do caderno e para o suplemento de literatura.

Ouvindo...