Pré-candidato à Presidência da República em 2026, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) dará início à sua agenda internacional com um discurso em um evento de combate ao antissemitismo, que será realizado em Israel.
Segundo interlocutores do senador, durante o evento ele deve apresentar sua visão sobre o fortalecimento das relações entre Brasil e Israel, sinalizando diretrizes que pretende adotar caso seja eleito presidente.
O convite oficial foi feito nesta segunda-feira (19) pelo ministro da Diáspora e do Combate ao Antissemitismo de Israel, Amichai Chikli, responsável pela organização da conferência.
Segundo interlocutores, a participação na conferência é vista como uma oportunidade para Flávio Bolsonaro reforçar seu discurso de alinhamento com Israel e de defesa da comunidade judaica.
A estratégia dialoga com uma ala da direita conservadora brasileira que manifesta apoio ao governo israelense e costuma levar bandeiras do país a atos políticos no Brasil.
A agenda internacional também faz parte da estratégia do senador para se contrapor ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tem feito críticas recorrentes ao governo Netanyahu, especialmente em relação às ações militares de Israel na Faixa de Gaza. Em razão dessas declarações, Lula foi declarado “persona non grata” em Israel.