Precisa imprimir o título de eleitor? Saiba como fazer o procedimento pela internet

A votação em primeiro turno está marcada para o primeiro domingo de outubro

Os eleitores que assim preferirem podem imprimir o título de eleitor pela internet, seja por meio do aplicativo e-Título, disponível gratuitamente para as plataformas iOS e Android, seja pelo portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Como imprimir pelo e-Título?

Após baixar o aplicativo e realizar o login, acesse a opção “Mais opções”, no canto inferior direito da tela.

Em seguida, vá até o menu “Outras opções” e clique em “Imprimir título eleitoral”.

A via para impressão ficará disponível. No canto superior direito da tela, basta clicar no ícone com uma seta para baixar, imprimir ou compartilhar o documento em formato PDF.

E pelo portal do TSE?

Acesse o site do TSE e clique em “Autoatendimento Eleitoral”, na aba “Serviços”, localizada no canto superior direito da página.

Depois, selecione “Título eleitoral” e clique em “Imprima seu título eleitoral”.

Insira os dados solicitados e clique em “Entrar”.

O título de eleitor será exibido para impressão ou download.

A autenticidade do título de eleitor impresso pode ser confirmada por meio do QR Code, presente no documento, ou pelo código de validação.

Leia também

Para verificar a autenticidade via QR Code, é necessário acessar o aplicativo e-Título e clicar no menu superior esquerdo. Em seguida, selecione “Verifique um documento emitido pela Justiça Eleitoral”. Essa opção também está disponível na aba “Mais opções”.

Já no portal do TSE, a verificação pode ser feita clicando em “Serviços” e depois em “Validar documentos”.

Ano de eleição

Em outubro deste ano, eleitores de todo o país irão às urnas para escolher os representantes para os seguintes cargos: presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senadores, deputados federais e deputados estaduais.

O primeiro turno está marcado para o primeiro domingo do mês, dia 4 de outubro. Caso haja segundo turno para os cargos de governador e presidente, a votação ocorrerá três semanas depois.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.

Ouvindo...