Ouvindo...

Fraudes online caem no Android e crescem no iOS

Tentativas de golpe cresceram 23,6% entre 2021 e 2022

Setor financeiro é ainda o mais visado pelos golpistas

Entre o primeiro trimestre de 2021 e o primeiro trimestre de 2022, as tentativas de fraudes online cresceram 23,6%. Os dados são da ClearSale, a partir de um estudo que considerou informações de 39 milhões de pedidos avaliados no Brasil.

Já o mais recente relatório The State of App Marketing Brazil 2022, da AppsFlyer, aponta que as fraudes estão em declínio no Android e em ascensão no iOS. Foram analisadas 4,5 bilhões de instalações de apps no Brasil, contemplando 12 mil aplicativos, entre julho de 2021 e junho de 2022. Mesmo assim, a incidência ainda é alta em ambos os sistemas operacionais móveis.

As principais ocorrências envolvem ofertas falsas de produtos, promoções e vagas de emprego. Em geral, elas trazem supostas oportunidades imperdíveis com alto senso de urgência para atrair cliques e, assim, coletar dados financeiros das vítimas.

O relatório da AppsFlyer indica, ainda, que os índices de fraude no mercado latino-americano permanecem estáveis e relativamente baixos em comparação com outras regiões do mundo. No Brasil, a média de fraudes no primeiro semestre de 2022, por exemplo, foi de 12,2% — com 10,7% no Android e 13,6% no iOS. O declínio no Android foi de 21% enquanto o aumento no iOS atingiu 32% no período.

O setor financeiro ainda é o mais atingido por fraudes móveis: com alto custo por instalação e grandes investimentos, é um segmento muito atraente para os criminosos. A média de fraudes foi de 21% no primeiro semestre de 2022, com melhora de 7% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Para os especialistas da AppsFlyer, o Android ainda é considerado o sistema operacional “mais arriscado” em relação à fraude de instalação. Já os dispositivos iOS apresentam mais casos em todos os outros pontos de contato, como indícios de fraude em eventos in-app e em remarketing, por exemplo.