Os pais de adolescentes que tiverem suas contas sincronizadas com as dos filhos no TikTok serão notificados quando eles publicarem vídeos, stories ou fotos. A rede social anunciou a medida, que vale para contas públicas ou privadas, nesta quarta-feira (30).
Os pais também poderão acessar configurações das contas dos adolescentes. Será possível ver se download de vídeos por terceiros está habilitado, se outras pessoas podem republicar os vídeos, se a lista de seguidores está visível e quais tópicos foram escolhidos como interesses para moldar o que aparece no feed. Essas opções já são automaticamente desativadas para adolescentes de 13 a 15 anos.
No comunicado, o TikTok argumentou que a nova configuração permite que os pais monitorem a atividade dos filhos na rede social sem interferir na criatividade e na independência deles. “Seguimos fornecendo às famílias um conjunto de ferramentas para estimular diálogos abertos e contínuos sobre suas experiências online. Para aprofundar essas conversas, começamos a introduzir novos recursos de Sincronização Familiar, que dão mais visibilidade sobre as atividades das contas dos adolescentes”, diz o anúncio.
Como ativar a nova configuração
Essa configuração só pode ser acessada pelos pais que têm a Sincronização Familiar ativada. As notificações vão funcionar automaticamente para quem habilitar a sincronização a partir de agora.
Quem já usa o recurso deverá ativar a nova configuração manualmente. Para isso, é preciso acessar a área de “Configurações e privacidade”, tocar em “Sincronização Familiar” e ativar a funcionalidade.
Para sincronizar a conta com a de um adolescente, siga os passos listados a seguir:
- Toque em “Perfil” na parte inferior;
- Selecione o menu, no canto superior direito;
- Clique em “Configurações e privacidade";
- Selecione “Sincronização Familiar” e clique em “Continuar";
- Indique se esse é o celular de “Pai/mãe” ou do “Adolescente” e confirme em “Avançar";
- Faça o mesmo caminho no outro celular, escaneie o código da plataforma e clique em “Vincular contas”.