Sob pressão internacional, Governo Lula divulga lista de vagas de hospedagem para COP 30

Até o momento, Belém não tem vagas suficientes para todo o público.

Belém do Pará| CNN Brasil

O governo federal divulgou, nesta sexta-feira (1), a plataforma que vai reunir vagas em hoteis, apartamentos e casas de temporada para a COP 30, que será realizada em novembro. O site vai ser atualizado, diariamente, a medida que hospedagens forem disponibilizadas.

Por causa da falta de vagas, delegações internacionais ameaçaram não enviar comitivas completas. Nesta sexta, o governador, Helder Barbalho (MDB), confirmou que a COP será no Pará.

No meio da crise, o governo divulgou a plataforma cop30.bnetwork.com. Ainda não há vagas para todo o público, mas o governo estadual está reformando escolas, que servirão de alojamento e ainda vai contar com hoteis e navios que servirão de hospedagem flutuante, há 20 quilômetros do local do evento.

Ao todo, serão 2.700 quartos. Segundo a organização da COP, haverá estadia para todos. A Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, será entre os dias 10 e 21 de novembro, mas a cúpula dos chefes de estado foi antecipada para os dias 6 e 7.

Leia também

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast “Abrindo o Jogo”, que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.

Ouvindo...