Acordo Mercosul-UE deve ser aprovado até março, diz FPA

Deputado afirma que parlamentares estão avaliando cuidadosamente medidas de proteção impostas pela Europa

O deputado federal Zé Vitor (PL-MG)

O acordo Mercosul-União Europeia, considerado prioridade pelo governo brasileiro, está sendo analisado cuidadosamente pela Câmara dos Deputados. Os principais pontos de atenção são as cláusulas de proteção impostas pelo bloco europeu.

Segundo o deputado federal Zé Vitor (PL-MG), coordenador de Política na Câmara da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), medidas de protecionismo como incentivo à produção interna para fazer frente à competitividade de parceiros externos serão respondidas na mesma medida. Ou seja, o Brasil poderá criar mecanismos de proteção.

A expectativa é que o acordo seja aprovado até março, segundo o deputado. As negociações para chegar a um consenso levaram duas décadas. Chancelado pelos blocos comerciais, o tratado precisa ser aprovado pelos parlamentos dos integrantes.

Leia também

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast “Abrindo o Jogo”, que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.

Ouvindo...