Se você usa uma versão falsa ou alternativa do WhatsApp, atenção: o Android vai passar a bloqueá-la automaticamente. A ação busca impedir que os usuários da plataforma sejam vítimas de golpes ou instalem vírus no
WhatsApp terá transferência de conteúdo do Android para o iPhone Usuários do Android podem ser atingidos por novo malware bancário
A equipe do mensageiro descobriu muitos apps perigosos apresentados como versões alternativas do serviço. As opções eram obtidas em sites de terceiros (em vez da Play Store). É o caso, por exemplo, do Hey WhatsApp, do GB WhatsApp, do YoWhatsApp e do WhatsApp Plus, todos desenvolvidos pela HeyMods.
Eles prometem recursos não existentes no mensageiro original, como mudança de cores da interface, fontes extras e envio de arquivos acima do limite oficial da plataforma. Segundo Will Cathcart, diretor do WhatsApp responsável por desenvolvimento e estratégia do aplicativo, também são usados para roubar dados pessoais armazenados nos telefones dos usuários.
As opções alternativas do mensageiro serão agora identificadas como maliciosas pelo Play Protect. Com isso, novos downloads serão bloqueados e apps já instalados nos smartphones serão desativados. A recomendação da Meta é que os usuários façam o download da versão oficial do WhatsApp — isso ajuda a evitar a disseminação de malware no ecossistema Android.
É importante não acreditar em links que prometem recursos não disponíveis no app oficial bem como não baixar de sites de terceiros ou lojas não oficiais de software. “Baixar uma versão falsa ou modificada nunca é uma boa ideia. Esses aplicativos parecem inofensivos, mas podem agir contra as garantias de privacidade e segurança”, lembra Cathcart.
Se você tiver um desses aplicativos alternativos no seu