e-Título: tire suas dúvidas sobre o Título Eleitoral digital

O aplicativo do Tribunal Superior Eleitoral pode substituir o tradicional documento impresso e ainda oferece informações sobre a situação do eleitor

O aplicativo do e-título funciona como documento para a votação

O e-título nada mais é que a versão digital do tradicional título de eleitor. O aplicativo foi desenvolvido pela Justiça Eleitoral para facilitar o acesso dos eleitores aos seus compromissos, incluindo a votação em si.

Para baixar o e-título basta acessar as lojas digitais dos smartphones e procurar pelo aplicativo disponibilizado pelo desenvolvedor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Trata-se de um programa como qualquer outro nos aparelhos.

Uma vez instalado, o e-título permite que o eleitor acesse a versão digital do título; consulte dados cadastrais; verifique a situação eleitoral; obtenha informações sobre local de votação; e emita certidões eleitorais.

O e-título substitui o título impresso?

A versão digital pode sim ser utilizada como alternativa ao documento impresso. No dia das votações, apenas com o aplicativo instalado e os dados cadastrados é possível cumprir com as obrigações eleitorais.

Se o eleitor tiver foto cadastrada no sistema da Justiça Eleitoral, o aplicativo é suficiente para votar. Caso não tenha a imagem registrada, basta apresentar o app junto de um documento oficial com foto aos mesários.

Passo a passo para baixar e usar o e-Título

Na loja de aplicativos do smartphone (Google Play para os que operam no sistema Android e App Store para os aparelhos da Apple), procure por ‘e-Tírulo’, com desenvolvimento da Justiça Eleitoral.

Com o aplicativo instalado, o programa pedirá os seguintes dados: nome completo; data de nascimento; nome da mãe; e nome do pai (se constar no cadastro).

Com as informações, o aplicativo oferecerá o nome do eleitor; número do título; zona e seção eleitoral; município eleitoral; e a situação eleitoral.

A partir do e-título, o eleitor pode consultar local de votação (zona, seção e endereço); verificar a situação eleitoral (regular ou com pendências); emitir certidão de quitação eleitoral; justificar ausência à votação; consultar débitos eleitorais, quando houver.

Outra funcionalidade do e-título é a possibilidade de uso mesmo sem internet. Após o primeiro acesso e o fornecimento das primeiras informações, é possível utilizar o aplicativo e abrir o título mesmo se o celular não estiver conectado, o que facilita o uso como documento para a votação.

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...