Liam Conejo Ramos, um menino de cinco anos, nascido no Equador, está detido junto com o pai há três dias em uma unidade do
A criança foi levada por agentes federais na entrada da própria casa, após voltar da pré-escola na região metropolitana de
Ele é a uma das crianças mais recentes a serem atingidas pela campanha de deportação em massa do governo
O advogado da família, Marck Prokosch, afirmou que os pais e a criança se apresentaram às autoridades da fronteira do Texas para solicitar asilo em dezembro de 2024.
“Eles não são imigrantes ilegais”, declarou. “Eles vieram de forma correta. Vieram legalmente e estão seguindo um caminho legal.”
Criança teria sido usada como “isca”
Em coletiva de imprensa na última quarta (21), a superintendente do distrito escolar de Columbia Heights disse que os agentes do ICE utilizaram Liam como “isca” para verificar se outras pessoas estavam na casa.
Leia também:
“Outro adulto que morava na casa estava do lado de fora e implorou aos agentes para que o deixassem cuidar da criança, mas teve o pedido negado”, contou Stenvik. “Um agente o levou até a porta e o instruiu a bater, pedindo para entrar, a fim de verificar se havia mais alguém em casa, essencialmente usando uma criança de 5 anos como isca”, completou.
Por outro lado, o ICE se pronunciou e afirmou que nunca usou a criança como isca. A agência ainda destacou que Liam foi abandonado.
“Um imigrante ilegal criminoso ABANDONOU seu filho enquanto fugia de agentes do ICE, e nossos agentes garantiram que a criança ficasse SEGURA no frio intenso. O ICE fez várias tentativas para que a família entrasse na casa e assumisse a custódia da criança. Eles se recusaram a aceitar a custódia. O pai disse aos agentes que queria que a criança permanecesse com ele”, escreveu em uma rede social.
Pai era o alvo da operação
O Departamento de Segurança Interna afirmou que o pai de Liam, Adrian Alexander Conejo Arias, era o alvo da operação. Os dois foram detidos juntos.
O advogado da família afirmou que o homem não parece ter antecedentes criminais em Minnesota. Ele e o filho estão detidos no Centro Residencial Familiar do Sul do Texas, em Dilley, Texas, uma instalação do ICE para famílias.
“Os agentes chegaram a assegurar-lhe que NÃO a prenderiam. Ela se recusou a aceitar a custódia da criança”, escreveu.
A mãe de Liam relatou estar “apavorada” com agentes do lado de fora do imóvel, relatou o pastor Sergio Amezcua, que tem ajudado a mulher, à uma jornalista da CNN.
“Os agentes do ICE estavam tentando usar o bebê (Liam) para fazê-la sair de casa, mas os vizinhos... a aconselharam a não sair”, temendo que ela fosse detida, disse Amezcua, observando que ela está grávida e também tem um filho adolescente.
Mais jovens detidos
Um estudante de 17 anos da Columbia Heights High School também foi detido na última terça (20) por agentes armados e mascarados, afirmou Stenvik. O jovem estava a caminho da escola.
“Nenhum dos pais estava presente. O estudante foi retirado do carro e levado embora”, contou a superintendente do distrito.
Na última semana, agentes do ICE entraram no apartamento de uma estudante do ensino médio, de 17 anos, e da mãe dela. As duas foram detidas.
Outro caso recente no distrito é de uma criança de 10 anos. Ela e a mãe também foram levada por agentes, quando estavam a caminho da escola. Há duas semanas, elas estão em um centro de detenção no Texas.
* Com informações da CNN Brasil