Começa nesta quarta-feira (21) a suspensão da emissão de vistos para brasileiros e cidadãos de outros 74 países que são considerados pelos Estados Unidos como de “alto risco de uso de benefícios públicos”. Não existe expectativa para que seja revista a inclusão do Brasil nesta lista e não estão previstas exceções para emissão da autorização.
“O Brasil é um dos 75 países que foram identificados pelos altos riscos de as pessoas utilizarem benefícios públicos”, disse a porta-voz dos Estados Unidos, Amanda Roberson, em entrevista à BBC News Brasil. “Não é uma decisão especificamente sobre o Brasil, é algo que está afetando 74 outros países no mundo”, completou.
A mudança é apenas para quem solicita visto de imigrante no país e pretende residir permanentemente nos Estados Unidos. Vistos de turismo, negócios, estudos e outros tipos de vistos para estadias temporárias não são afetados, portanto, até o momento não existe risco para quem pretende ir ao país durante a Copa do Mundo que começa em junho.
“O que o Departamento de Estado está fazendo é dando uma pausa para revisar bem os nossos procedimentos, as verificações, para ver como podemos melhorar os nossos processos para garantir que novos imigrantes não vão depender de assistência pública”, informou a porta-voz.
Veja a lista completa dos países afetados
O Brasil é acompanhado de outros dois países latino-americanos no grupo de “alto risco” feito pelos Estados Unidos. Confira a lista completa:
- Afeganistão
- Albânia
- Argélia
- Antígua e Barbuda
- Armênia
- Azerbaijão
- Bahamas
- Bangladesh
- Barbados
- Belarus
- Belize
- Bósnia
- Brasil
- Butão
- Cabo Verde
- Camarões
- Camboja
- Cazaquistão
- Colômbia
- Costa do Marfim
- Cuba
- Dominica
- Egito
- Eritreia
- Etiópia
- Fiji
- Gâmbia
- Gana
- Geórgia
- Granada
- Guatemala
- Guiné
- Haiti
- Iêmen
- Irã
- Iraque
- Jamaica
- Jordânia
- Kosovo
- Kuwait
- Laos
- Líbano
- Libéria
- Líbia
- Macedônia do Norte
- Marrocos
- Mianmar
- Moldávia
- Mongólia
- Montenegro
- Nepal
- Nicarágua
- Nigéria
- Paquistão
- Quirguistão
- República Democrática do Congo
- República do Congo
- Ruanda
- Rússia
- Santa Lúcia
- São Cristóvão e Névis
- São Vicente e Granadinas
- Senegal
- Serra Leoa
- Síria
- Somália
- Sudão do Sul
- Sudão
- Tailândia
- Tanzânia
- Togo
- Tunísia
- Uganda
- Uruguai
- Uzbequistão
(Sob supervisão de Alex Araújo)