Israel lançou um “ataque preventivo” contra o Irã, disse o ministro da Defesa do país na madrugada desta sexta-feira (13, data local), após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, alertar que Israel poderia atacar as instalações nucleares do Irã.
“Após o ataque preventivo do Estado de Israel contra o Irã, espera-se, no futuro imediato, um ataque com mísseis e drones contra o Estado de Israel e sua população civil”, disse o ministro da Defesa, Israel Katz.
EUA não está envolvido em ataques israelenses ao Irã
Um funcionário do governo norte-americano informou à AFP que os Estados Unidos não estão envolvidos nos ataques de Israel contra o Irã.
Israel declara estado de emergência
Logo depois dos ataques ao Irã, Israel declarou o estado de emergência e emitiu um alerta para ações retaliatórias do Irã após efetuar um “ataque preventivo” contra a República Islâmica.
“Após o ataque preventivo do Estado de Israel contra o Irã, espera-se, no futuro imediato, um ataque com mísseis e drones contra o Estado de Israel e sua população civil”, diz um comunicado do Ministério da Defesa israelense.
“Portanto, e de acordo com a sua autoridade sob a Lei de Defesa Civil, o Ministro da Defesa, Israel Katz, assinou agora uma ordem especial, segundo a qual será imposto um estado especial de emergência na frente doméstica em todo o Estado de Israel.”
Fonte militar israelense diz que ataque tinha como alvo instalações nucleares iranianas
Fonte militar israelense diz que ataque tinha como alvo instalações nucleares iranianas. Israel diz que ‘concluiu primeira fase’ de ataques contra Exército e alvos nucleares iranianos.
Televisão estatal iraniana denuncia mortes em edifícios residenciais de Teerã após ataques israelenses
Edifícios residenciais na capital iraniana foram atingidos durante o ataque israelense e “várias pessoas” morreram, informou a imprensa estatal.
“Vários edifícios de Teerã [...] foram atingidos nos ataques”, indicou a agência de notícias oficial IRNA.
“Várias pessoas, incluindo mulheres e crianças, foram martirizados [termo usado para indicar assassinato] em um complexo residencial de Teerã", acrescentou a agência.
Chefe da Guarda Revolucionária iraniana, Hossein Salami, morre em ataque israelense, diz imprensa iraniana
O ataque israelense contra o Irã matou o chefe da Guarda Revolucionária, Hossein Salami, informou a imprensa estatal nesta quarta-feira (13, data local).
“O major-general Hossein Salami, chefe da Guarda Revolucionária Islâmica, foi martirizado no ataque do regime israelense contra o quartel da GRI”, informou a agência de notícias local Tasnim. Anteriormente, a televisão estatal havia noticiado fogo e fumaça na base da Guarda Revolucionária em Teerã.
Trump reunirá conselho de segurança nacional na 6ª feira após ataque israelense contra Irã
O presidente Donald Trump reunirá o conselho de segurança nacional nesta sexta-feira, anunciou a Casa Branca na noite desta quinta (12), após os ataques de Israel, um aliado próximo dos Estados Unidos, contra o Irã.
O dirigente americano, que havia pedido publicamente a Israel que não efetuasse os ataques horas antes de eles acontecerem, participará da reunião marcada para as 11h locais (12h em Brasília) na Casa Branca.
Acompanhe as notícias em tempo real