Ouvindo...

Delator do caso, Mauro Cid é ‘poupado’ pelo STF e recebe menor pena entre condenados

Ajudante de ordens de Bolsonaro teve a sanção atenuada em razão da delação premiada

Mauro Cid era ajudante de ordens de Bolsonaro

Um dos réus e delator da trama golpista do dia 8 de janeiro de 2023, o tenente-coronel Mauro Cid recebeu a menor pena entre os oito condenados pelo Superior Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (11). O ajudante de ordens de Jair Bolsonaro foi sentenciado a dois anos de prisão em regime aberto.

A pena foi sugerida pelo relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, que considerou os benefícios previstos no acordo de delação premiada firmado por Cid. Pelo acordo, a punição não poderia ultrapassar dois anos.

Bolsonaro recebeu a maior sanção. O Supremo fixou em 27 anos e 3 meses a pena do ex-presidente da República, condenado pelos cinco crimes pelos quais foi acusado na ação penal da trama golpista.

Braga Netto

O militar da reserva e ex-ministro da Defesa e da Casa Civil do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Walter Braga Netto, foi condenado a 26 anos de prisão por participação na trama golpista.

Anderson Torres

Já o ex-ministro da Justiça Anderson Torres foi condenado a 24 anos de prisão, em regime inicial fechado.

O julgamento faz parte do processo que apura a organização e execução de uma trama golpista que tinha o objetivo de manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder após sua derrota nas eleições de 2022.

Augusto Heleno

Ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Augusto Heleno, de 77 anos, a 21 anos de prisão por sua atuação na trama golpista.

Leia também

Paulo Sérgio Nogueira

O ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira a 19 anos de prisão, em regime inicial fechado. Além da pena de prisão, Nogueira deverá pagar multa de aproximadamente R$ 127 mil.

Segundo a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), Paulo Sérgio Nogueira teria convocado os comandantes das três Forças Armadas e apresentado uma minuta com plano para um golpe de Estado.

Alexandre Ramagem

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a perda de mandato do deputado federal Alexandre Ramagem, condenado a 16 anos, um mês e 15 dias de prisão em regime inicial fechado pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa.

Almir Garnier

Por fim, o ex-chefe da Marinha durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), o almirante Almir Garnier Santos foi condenado a 24 anos de prisão pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) na noite desta quinta-feira (11).

Graduado em Jornalismo e Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atuou como repórter das editorias de Política, Economia e Esportes antes de assumir o cargo de chefe de reportagem do portal da Itatiaia.
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio
Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.
Repórter de política em Brasília, com foco na cobertura dos Três Poderes. É formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e atuou por três anos na CNN Brasil, onde integrou a equipe de cobertura política na capital federal. Foi finalista do Prêmio de Jornalismo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2023.
Jornalista pela UFMG, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já atuou na produção de programas da grade, apuração e na reportagem da Central de Trânsito Itatiaia Emive. Atualmente, contribui como repórter na editoria de política.
Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.