Ouvindo...

Ex-chefe da Marinha, Garnier é condenado no STF a 24 anos de prisão

Do total da pena, 21 anos e 6 meses serão em regime fechado e 2 anos e 6 meses em regime aberto ou semi-aberto

Almirante Almir Garnier ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)

Ex-chefe da Marinha durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), o almirante Almir Garnier Santos foi condenado a 24 anos de prisão pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) na noite desta quinta-feira (11).

O militar é acusado de ter participado na trama golpista. Do total da pena, 21 anos e 6 meses serão em regime fechado e 2 anos e 6 meses em regime aberto ou semi-aberto.

Votaram pela condenação os ministros Flávio Dino, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma, e Alexandre de Moraes, relator do caso.

Garnier foi acusado pelos crimes de:

  • abolição violenta do Estado democrático de direito: 6 anos de reclusão;
  • golpe de Estado: 8 anos de reclusão;
  • organização criminosa armada: 5 anos de reclusão;
  • dano qualificado pela violência grave ameaça contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima: 2 anos e 6 meses de reclusão + 50 dias-multa (cada dia-multa equivalente a 1 salário mínimo);
  • deterioração de patrimônio tombado: 2 anos e 6 meses de reclusão + 50 dias-multa (também equivalente a 1 salário mínimo cada um).
Leia também

Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.
Repórter de política em Brasília, com foco na cobertura dos Três Poderes. É formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e atuou por três anos na CNN Brasil, onde integrou a equipe de cobertura política na capital federal. Foi finalista do Prêmio de Jornalismo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2023.
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio
Jornalista pela UFMG, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já atuou na produção de programas da grade, apuração e na reportagem da Central de Trânsito Itatiaia Emive. Atualmente, contribui como repórter na editoria de política.