Ouvindo...

Cidade do Paraná irá ter novas eleições para prefeito em outubro após decisão do TSE

O candidato conhecido Léo da Bota (MDB) venceu as eleições de 2024, mas teve a candidatura barrada após ter contas rejeitadas

Desde janeiro, o vereador eleito presidente da Câmara está no cargo de prefeito de forma interina.

A Justiça Eleitoral determinou que o município de São Tomé, que fica a mais de 500 km de Curitiba, no Paraná, terá novas eleições para prefeito e vice-prefeito no dia 5 de outubro.

A medida foi tomada após o candidato mais votado nas eleições regulares de 2024, Eliel Hernandes Roque, conhecido como Léo da Bota (MDB), ter a candidatura indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O candidato venceu o pleito com 54,59% dos votos válidos, mas disputou a eleição com a candidatura sub judice. Isso porque, segundo a Justiça Eleitoral, enquanto foi prefeito do município entre 2005 e 2012, ele teve as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR).

Léo da Bota sequer chegou a tomar posse em 1º de janeiro de 2025. Desde então, quem está à frente da prefeitura de forma temporária é o vereador e presidente da Câmara Municipal, João Paulo Raddi (Republicanos), conhecido como João Paulo Fogo.

Leia também

Como vai funcionar a votação?

A votação, prevista para o dia 5 de outubro, ocorrerá como em um pleito regular, com urnas abertas das 8h às 17h, no horário de Brasília.

  • Podem votar os eleitores com inscrição eleitoral regular e domicílio eleitoral no município até o dia 7 de maio de 2025.
  • Poderão concorrer os candidatos com domicílio eleitoral e filiação partidária deferida até o dia 12 de agosto.
  • As convenções partidárias e a formação de coligações devem ocorrer entre os dias 18 e 22 de agosto.
Jornalista pela UFMG, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já atuou na produção de programas da grade, apuração e na reportagem da Central de Trânsito Itatiaia Emive. Atualmente, contribui como repórter na editoria de política.