Ouvindo...

Cidade do Paraná irá ter novas eleições para prefeito em outubro após decisão do TSE

O candidato conhecido Léo da Bota (MDB) venceu as eleições de 2024, mas teve a candidatura barrada após ter contas rejeitadas

Desde janeiro, o vereador eleito presidente da Câmara está no cargo de prefeito de forma interina.

A Justiça Eleitoral determinou que o município de São Tomé, que fica a mais de 500 km de Curitiba, no Paraná, terá novas eleições para prefeito e vice-prefeito no dia 5 de outubro.

A medida foi tomada após o candidato mais votado nas eleições regulares de 2024, Eliel Hernandes Roque, conhecido como Léo da Bota (MDB), ter a candidatura indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O candidato venceu o pleito com 54,59% dos votos válidos, mas disputou a eleição com a candidatura sub judice. Isso porque, segundo a Justiça Eleitoral, enquanto foi prefeito do município entre 2005 e 2012, ele teve as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR).

Léo da Bota sequer chegou a tomar posse em 1º de janeiro de 2025. Desde então, quem está à frente da prefeitura de forma temporária é o vereador e presidente da Câmara Municipal, João Paulo Raddi (Republicanos), conhecido como João Paulo Fogo.

Leia também

Como vai funcionar a votação?

A votação, prevista para o dia 5 de outubro, ocorrerá como em um pleito regular, com urnas abertas das 8h às 17h, no horário de Brasília.

  • Podem votar os eleitores com inscrição eleitoral regular e domicílio eleitoral no município até o dia 7 de maio de 2025.
  • Poderão concorrer os candidatos com domicílio eleitoral e filiação partidária deferida até o dia 12 de agosto.
  • As convenções partidárias e a formação de coligações devem ocorrer entre os dias 18 e 22 de agosto.
Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.