Metrô de BH: Zema marca primeiro teste em novo trecho da Linha 1

Governador vai participar de teste de vagão no trecho entre as estações Eldorado e Novo Eldorado

Nova estação do Metrô de BH deve começar a funcionar em janeiro deste ano

O governador Romeu Zema (Novo) vai participar, na próxima terça-feira (13), do primeiro teste de vagão no novo trecho da Linha 1 do Metrô de Belo Horizonte.

O teste será mais uma fase para o início da operação da estação Novo Eldorado, prometida pelo governo estadual para ser inaugurada este mês.

O novo trecho de 1,6 quilômetro que liga a estação Eldorado até a estação Novo Eldorado será o primeiro a ser concluído nas obras de expansão do Metrô de BH. A nova estação será a 20º da Linha 1, que atualmente liga o Eldorado até o Vilarinho.

Reivindicação de Contagem

A extensão da Linha 1 até o viaduto Beatriz, que fica próximo à avenida João César de Oliveira, em Contagem, vem sendo cobrada pela prefeita Marília Campos (PT).

No final do ano passado, a prefeita conseguiu a promessa do governo federal de incluir a obra, estimada em R$ 1 bilhão, no PAC.

O projeto prevê duas novas estações - Parque São João e Beatriz - e é considerado pela prefeita como fundamental para ligar o Sistema Integrado de Mobilidade de Contagem ao metrô da capital mineira.

Linha 2

Além da extensão da Linha 1, com a nova estação Novo Eldorado, o governo estadual pretende ainda inaugurar duas novas estações da Linha 2, que vai ligar a região do Barreiro.

O governo e a concessionária pretendem antecipar a inauguração das estações Amazonas e Nova Suíça para 2026. O restante da Linha 2, com outras cinco estações (Barreiro; Ferrugem; Vista Alegre; Nova Cintra e Nova Gameleira) deve ser concluída até 2029.

Leia também

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.

Ouvindo...