Alckmin diz que espera ‘zerar’ tarifaço com viagem de Lula aos EUA

Vice-presidente destacou que alguns produtos brasileiros seguem sobretaxados

O vice-presidente Geraldo Alckmin

O vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), disse nesta terça-feira (3) que a expectativa com a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aos Estados Unidos, em março, é “zerar” o tarifaço imposto pelo líder americano, Donald Trump, às exportações brasileiras.

“A expectativa é positiva, e muito focada na relação Brasil e Estados Unidos. Já melhorou. Nós tínhamos 37% da exportação brasileira para os EUA agravada pelo tarifaço, reduziu e hoje está em 22%. Já caiu bem o tarifaço, mas a ideia é zerar. Não há razão para ter um tarifaço”, declarou, em entrevista a jornalistas.

Alckmin destacou que embora o governo americano tenha reduzido as sobretaxas para alguns produtos em novembro do ano passado, ainda faltam outros produtos agrícolas e industriais que seguem com a tarifa de 50%.

“Já avançou bastante, né? Nós já tivemos toda a área de carne, peão, suco de laranja, fruta, café, já muita coisa saiu. A ideia é focar bastante agora em alguns produtos agrícolas e muito na indústria, que ainda está com tarifa de 50%”, ressaltou.

Leia também

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.

Ouvindo...