Governo de Minas lança aplicativo para acompanhamento escolar voltado para pais e alunos

App ‘Minha Escola MG’ pretende dar acesso simplificado a informações como as notas, a frequência escolar e as atividades curriculares

Romeu Zema durante coletiva de imprensa em Belo Horizonte

O governo de Minas Gerais lançou, nesta terça-feira (3), o aplicativo “Minha Escola MG” para acompanhamento das atividades escolares. O programa disponibilizado para smartphones pretende atender aos alunos e pais com a disponibilização de informações como o cronograma de aulas, o boletim de notas, a agenda de deveres de casa e a frequência dos estudantes.

O aplicativo foi apresentado na véspera do início do ano letivo de 2026 em uma cerimônia na Escola Estadual Barão do Rio Branco, no bairro Funcionários, na Região Centro-Sul da capital mineira. Na ocasião, o governador Romeu Zema (Novo) destacou a expectativa de que o “Minha Escola MG” economize tempo das diretorias escolares.

“É um avanço muito importante que traz mais transparência ao processo escolar, que faz com que os alunos também tenham condição de checar a sua sua situação a respeito de notas, de aproveitamento, de faltas, ou seja, é uma ferramenta que vem para facilitar, que vem para agilizar, que vem para poder fazer com que haja mais eficiência, já que muitas vezes a secretaria escolar despende boa parte do seu tempo levantando e fornecendo essas informações que passarão a ficar agora totalmente disponível”, disse o governador.

O aplicativo está disponível para download nas lojas digitais de aparelhos com sistema operacional Android e IOS. Segundo a Secretaria de Estado de Educação, as funcionalidades ainda não estão completamente disponíveis e o sistema será aprimorado ao longo do primeiro mês letivo. A pasta espera uma operação ideal da plataforma até março.

Para entrar no aplicativo, estudantes podem utilizar o login gov.br (com CPF e senha) ou o e-mail educacional institucional, formado pelo primeiro nome do aluno seguido do seu número de identificação (ID aluno), no formato primeironome.IDaluno@aluno.mg.gov.br.

A senha padrão é a data de nascimento do estudante no formato dia/mês/ano. Caso o aluno já tenha alterado a senha do e-mail institucional, mas não se lembre dela, deve procurar a secretaria escolar.

Estudantes que não sabem seu ID ou seu e-mail educacional podem consultar essas informações em idaluno.educacao.mg.gov.br.

Leia também

Repórter de política da Itatiaia, é jornalista formado pela UFMG com graduação também em Relações Públicas. Foi repórter de cidades no Hoje em Dia. No jornal Estado de Minas, trabalhou na editoria de Política com contribuições para a coluna do caderno e para o suplemento de literatura.

Ouvindo...