O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou nesta terça-feira (3) que indicou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva o nome do secretário de Política Econômica da pasta, Guilherme Mello, para uma vaga na diretoria do Banco Central do Brasil.
Em entrevista à BandNews FM, Haddad disse que levou a sugestão ao presidente há cerca de três meses, quando avaliou que Lula poderia encaminhar indicações ao Senado. Segundo ele, a decisão final ainda não foi tomada.
O ministro afirmou que Mello trabalha há três anos na equipe econômica e vem realizando, nas palavras dele, “um excelente trabalho”. Haddad também disse que conversou com o secretário antes de levar o nome ao presidente.
Além de Mello, o ministro relatou ter apresentado outro nome para consideração: o do economista Tiago Cavalcanti, professor da Universidade de Cambridge.
“Levei a ele para considerar dois nomes que me parecem muito interessantes”, declarou Haddad na entrevista. Ele acrescentou que, pelas conversas que teve com os dois economistas, ambos reúnem condições de ter os nomes analisados tanto pelo presidente do Banco Central quanto pelo presidente da República.
As duas vagas na diretoria do Banco Central, que podem ser preenchidas com as indicações de Haddad, foram abertas no início deste ano, após a saída dos últimos diretores indicados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro: Renato Gomes, da área de Organização do Sistema Financeiro, e Diogo Guillen, de Política Econômica.
Após serem indicados pelo presidente Lula, os nomes que devem ocupar os cargos no BC ainda precisam ser sabatinados e aprovados pelo Senado.
Currículo
Guilherme Mello é graduado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo e em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Também é mestre em Economia Política pela PUC-SP e doutor em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas.
Já Tiago Cavalcanti tem graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco, além de mestrado e doutorado pela Universidade de Illinois. Atualmente, é professor catedrático da Universidade de Cambridge, no Reino Unido.