O
A interrupção foi necessária para que a Empresa de Tecnologia e Informações de Previdência (Dataprev), empresa pública responsável pela tecnologia do INSS, fizesse uma migração integral do seu último computador de grande porte para uma plataforma mais moderna, como parte do processo de modernização dos sistemas.
Mercado reduz projeção da inflação abaixo de 4% pela primeira vez em 2026 Governo libera R$ 3,9 bilhões do saque-aniversário do FGTS para demitidos
Segundo o INSS, somente o simulador de aposentadoria ainda não foi reativado, o que deve ocorrer somente na quarta-feira (4). O instituto ressalta que a implantação dos serviços requer uma ativação gradual dos sistemas para acompanhamento do desempenho e gestão dos acessos prioritários.
“Devido à expectativa de grande número de acessos nesta retomada dos serviços, podem ocorrer momentos de lentidão, sobretudo nos serviços que requerem o uso da biometria. A Dataprev ressalta que essa funcionalidade está disponível 24 horas por dia e, caso o acesso não seja possível em algum momento, a recomendação é tentar novamente, preferencialmente fora do horário comercial”, disse.
O novo sistema deve reduzir o tempo de processamento da folha de pagamento de benefícios, 96 para 48 horas, aumentando a capacidade de organização e execução de tarefas e a ampliação dos serviços digitais.
“Essas evoluções permitem que o próprio segurado, que antes precisava comparecer presencialmente às agências, realize atendimentos por meio do aplicativo Meu INSS, que em 2025 registrou média mensal de 134,3 milhões de acessos, com recursos de personalização conforme o perfil do usuário”, afirmou.