O Demarest Advogados, uma das maiores bancas “full service” da América Latina, anunciou a incorporação do escritório William Freire Advogados Associados (WFAA), com sede em Belo Horizonte, nesta segunda-feira (2). Com o movimento, o escritório pretende ampliar sua atuação na indústria da mineração, trazendo para operação uma equipe com reconhecida expertise na área.
Com a incorporação, o Demarest adiciona ao seus quadros oito novos sócios e 39 advogados da WFAA, passando a ter um total de 113 sócios para atender mais de 2.500 clientes no Brasil e no exterior. A negociação também faz parte do plano estratégico do escritório, com uma expansão rápida e a adição de sócios laterais em diversos segmentos.
Em entrevista à Itatiaia, o advogado José Setti Diaz, sócio-gestor do Demarest, destaca que a banca já atuava na indústria minerária com o foco no aspecto transacional, trabalhando com investidores estrangeiros e grandes empresas brasileiras em operações de fusões e aquisições. Agora, a atuação foi ampliada para o dia a dia das empresas.
“A gente está falando de uma incorporação de todo o time do escritório William Freire, expandindo essa cobertura para uma atuação do dia a dia das empresas. Agora, a gente entra em todas as questões regulatórias, ambientais, tributárias e contenciosas, com uma especialização altíssima”, explicou.
Ainda conforme Diaz, a incorporação posiciona o Demarest em uma pauta prioritária na mineração global: a corrida pelos minerais críticos. Ele destaca que o assunto, importante também do ponto de vista geopolítico, atrai o interesse de investidores internacionais e de empresas de diversas partes do mundo.
O advogado também destaca que as duas operações são complementares, uma vez que o WFAA é um dos principais escritórios em temas minerários no Brasil, mas não tinha uma atuação forte na frente transacional. “Eu acho que só beneficia os clientes, que ficam com um serviço mais completo e de maior excelência”, completou.
Em outro aspecto, o escritório também realiza um desejo antigo de ter uma sede em Minas Gerais, especificamente na capital Belo Horizonte. O Demarest passa a ter um escritório com 50 profissionais, entre advogados e sócios, entrando no mercado local já como uma das principais bancas da cidade.
Para o sócio-fundador do WFAA, William Freire, a integração ao Demarest vai preservar a identidade técnica e a história construída pela banca, simultaneamente ampliando o alcance nacional e internacional em uma plataforma “full service” com quase oito décadas de atuação no mercado.
“A combinação do nosso trabalho nos permite atuar e trazer alternativas completas, do regulatório e ambiental ao tributário, societário e contratual, e ao contencioso, mantendo a racionalidade jurídica que nos caracteriza em todas as indústrias em que atuamos. Para os nossos mais de 300 clientes, isso se traduz em manter o atendimento sempre próximo, somado a mais estrutura, tecnologia e multidisciplinaridade para navegar assuntos complexos com uma única assinatura”, disse William Freire.