O investimento em
Dados do Ministério da Previdência Social revelam a importância desse tema para o cenário local. No estado de Minas Gerais, o número total de acidentes de trabalho subiu de 65.913, em 2022, para 84.985 casos em 2024.
O impacto da cultura organizacional
Um relatório da comunidade do MSD Pledge, organizado pelo MSD Solutions Lab do National Safety Council (NSC), aponta que empresas com culturas de segurança fortes apresentam melhores resultados gerais. O estudo indica que a prevenção eficaz não depende apenas do tamanho da empresa ou do tempo de existência de um programa.
De acordo com a pesquisa, o sucesso operacional está relacionado a três fatores principais:
- Envolvimento dos trabalhadores da linha de frente nas decisões sobre as tarefas;
- Uso de tecnologia para identificar riscos antes que as lesões ocorram;
- Confiança mútua entre os diferentes níveis da organização
Quando a liderança demonstra esforço real em oferecer equipamentos adequados, os funcionários tendem a se envolver mais nos processos e confiar na gestão. Esse comportamento resulta em operações mais seguras e fluidas.
Prevenção e indicadores
O levantamento do National Safety Council também destaca a importância de acompanhar “indicadores de liderança”. Esses dados são medidas proativas que monitoram o desempenho do sistema de segurança antes que um incidente aconteça.
A análise mostra que o acompanhamento de avaliações de risco e treinamentos concluídos é um forte indicador de redução de problemas futuros. Em contrapartida, empresas que focam apenas em dados passados, como o número de faltas ou pedidos de auxílio-doença, têm menos controle sobre a produtividade.
Desafios para as empresas
Apesar dos avanços, o relatório do NSC indica que muitas organizações ainda focam em soluções individuais, como o uso de equipamentos de proteção (EPIs), em vez de melhorar a organização do trabalho. Outro ponto de atenção é o impacto de fatores não físicos, como o cansaço mental.
Quase todas as empresas consultadas pelo estudo reconhecem que fatores psicológicos contribuem para acidentes. No entanto, metade delas ainda não possui métodos para medir esse impacto. Para o National Safety Council, o estabelecimento de metas claras de redução de riscos é fundamental para garantir o crescimento sustentável do negócio.
Veja como o Senai forma técnicos com foco em prevenção e cultura organizacional.