Lula diz que vai conversar ‘olho no olho’ com Trump em março

Presidente brasileiro vai a Washington e afirma que encontro servirá para fortalecer relações entre Brasil e EUA

Encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente Donald Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (27) que pretende se encontrar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em março, durante uma viagem oficial a Washington, capital norte-americana.

“Eu espero marcar com o presidente Trump, no começo de março. Vou fazer uma viagem a Washington porque os Estados Unidos e o Brasil são as duas principais democracias do Ocidente. Acho que dois chefes de Estado precisam conversar olhando um no olho do outro”, afirmou Lula.

A declaração foi dada após a chegada do presidente brasileiro ao Panamá, onde participa do Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe.

Leia também

Segundo Lula, o principal objetivo do encontro será discutir as relações bilaterais entre Brasil e Estados Unidos. Ele também destacou que tem mantido contato com outros líderes mundiais para tratar de temas como democracia e multilateralismo.

“Eu conversei com o Trump ontem, conversei com o Macron hoje, conversei com o Boric hoje e depois vou conversar com mais gente. Estou discutindo a questão do multilateralismo e da democracia no mundo inteiro”, disse.

O presidente brasileiro afirmou ainda estar convencido de que o mundo precisa “voltar à normalidade”, com o fortalecimento do multilateralismo e a retomada do crescimento das economias.

A visita a Washington foi combinada durante um telefonema entre Lula e Trump na segunda-feira (26). Na conversa, os dois também trataram da situação política na Venezuela.

Esse foi o primeiro contato entre Lula e Trump desde a ação dos Estados Unidos que resultou na retirada de Nicolás Maduro do poder no início de janeiro. O ex-presidente venezuelano e a esposa estão detidos em território norte-americano desde então.

Repórter de política em Brasília, com foco na cobertura dos Três Poderes. É formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e atuou por três anos na CNN Brasil, onde integrou a equipe de cobertura política na capital federal. Foi finalista do Prêmio de Jornalismo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2023.

Ouvindo...