O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, na noite desta terça-feira (27), com o presidente eleito do Chile, o direitista José Antonio Kast. O encontro aconteceu no hotel onde Lula está hospedado na Cidade do Panamá para participar do Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe. Kast chegou ao estabelecimento por volta das 20h20 e não falou com a imprensa.
Com uma campanha baseada em segurança e ordem pública, relacionando imigração ao crime, Kast chegou a elencar, durante o período eleitoral, bloqueio de fronteiras, expulsão de estrangeiros sem residência regular e pregou menor intervenção estatal na economia.
“Queremos um país em que o criminoso tenha medo, e o cidadão ande livre. Sem ordem não há liberdade, e sem liberdade não há futuro”, disse em um discurso durante a campanha.
Kast evita discutir temas polêmicos como aborto e casamento entre pessoas do mesmo sexo, embora tenha se posicionado contra este último anteriormente. Em 2021, foi derrotado pelo atual presidente, Gabriel Boric, e aproveitou a insatisfação do público com o governo para liderar a oposição.
Ele deseja se aliar com políticos como Donald Trump e Javier Milei, e é comparado por muitos com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).