Ouvindo...

Pablo Marçal tenta processar vereador de BH, mas acaba acionando pai do parlamentar

No processo, Marçal cita postagens do parlamentar de maio de 2024, durante as enchentes no Rio Grande do Sul

Pablo Marçal e Pedro Rousseff

O influenciador e ex-candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) tentou processar o vereador de Belo Horizonte Pedro Rousseff (PT), porém, a ação foi ajuizada utilizando dados do pai do parlamentar, que tem o mesmo nome dele.

O processo foi ajuizado em junho de 2024, quando Marçal pediu à Justiça que conteúdos nas redes sociais postados por Rousseff, que é sobrinho-neto da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), deveriam ser removidos. Além disso, pediu uma retratação pública e uma indenização no valor de R$ 100 mil. Ao saber que tal processo tramitava, procurado pela Itatiaia, o gabinete do vereador afirmou que os dados inseridos no documento eram do pai do parlamentar, que também se chama Pedro Rousseff. Deste modo, o alvo correto da denúncia ainda não foi notificado oficialmente.

Acusações de fake news

Na peça processual, Marçal cita postagens do vereador de maio de 2024, durante as enchentes no Rio Grande do Sul. Nelas, o vereador acusa o influenciador de disseminar ‘fake news’, se referindo a afirmações de Marçal que diziam que o governo estaria impedindo a chegada de doações aos locais afetados pela tragédia, exigindo notas fiscais de materiais doados.

Pedro Rousseff também chegou a dizer que Marçal foi condenador por ‘roubar banco’, e que usava estratégias para enganar pessoas.

Naquela época, após as afirmações de Pablo Marçal de possíveis desvios de doações, o Comandante da Aeronáutica e a Brigada Militar do Rio Grande do Sul se manifestaram, afirmando que as alegações de caminhões sendo impedidos de prosseguir ao passar nos postos fiscais eram falsas. Em uma nota oficial, a Secretaria de Fazenda do Rio Grande do Sul em 6 de maio do ano passado, também afirmou que não havia nenhum bloqueio ou exigência de notas fiscais para receber doações.

Leia também

Jornalista graduado pela PUC Minas; atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019; repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.