Ouvindo...

Pablo Marçal é condenado pela Justiça Eleitoral e está inelegível por 8 anos

Decisão contra o empresário e influenciador é de primeira instância e, portanto, ainda cabe recurso

Marçal foi condenado por abuso de poder político e econômico, uso indevido de meios de comunicação social e captação ilícita na campanha eleitoral

A Justiça Eleitoral de São Paulo condenou o empresário e influenciador Pablo Marçal (PRTB) por abuso de poder político e econômico durante a sua campanha pela Prefeitura de São Paulo, em 2024. Por conta da decisão, o político está inelegível por oito anos.

A sentença, publicada nesta sexta-feira (21), é assinada pelo juiz Antonio Maria Patiño Zorz. Segundo o magistrado, Marçal cometeu irregularidades como abuso de poder político, abuso de poder econômico, uso indevido de meios de comunicação social e captação ilícita de recursos.

Como a decisão é de primeira instância, ainda cabe recurso.

Leia também

Duas ações contra

O juiz analisou duas ações contra Marçal. Uma apresentada pelo PSOL, partido de Guilherme Boulos, e outra pelo PSB, de Tabata Amaral. Ambos, disputaram com o influenciador a prefeitura de São Paulo nas eleições de 2024.

As legendas apontaram irregularidades em um vídeo de Marçal em que o coach diz que “venderia” apoio político para candidatos a vereador que fossem “de direita”.

As ações movidas argumentam que a venda de apoio político é ilegal e que Marçal usou a influência e as redes sociais para obter “vantagens indevidas” na eleição.

A Itatiaia procurou Pablo Marçal para comentar a decisão da Justiça Eleitoral, mas ainda não obteve retorno.

Correspondente da Rádio Itatiaia em São Paulo. Ingressou na emissora em 2023. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. Na Band, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na Band News FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do Band News TV. Em 2023, foi reconhecido como um dos 30 jornalistas mais premiados do Brasil.
Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduando em política e relações internacionais. Tem mais de 12 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, onde nasceu, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.
Editor de Política. Formado em jornalismo pela Newton Paiva e pós-graduado em comunicação empresarial pela Universidad de Barcelona (ESP). Já trabalhou no Lance!, no Diários Associados e em O Tempo.
Jornalista pela UFMG, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já atuou na produção de programas da grade, apuração e na reportagem da Central de Trânsito Itatiaia Emive. Atualmente, contribui como repórter na editoria de política.