Ouvindo...

Pablo Marçal é condenado pela Justiça Eleitoral e está inelegível por 8 anos

Decisão contra o empresário e influenciador é de primeira instância e, portanto, ainda cabe recurso

A Justiça Eleitoral de São Paulo condenou o empresário e influenciador Pablo Marçal (PRTB) por abuso de poder político e econômico durante a sua campanha pela Prefeitura de São Paulo, em 2024. Por conta da decisão, o político está inelegível por oito anos.

A sentença, publicada nesta sexta-feira (21), é assinada pelo juiz Antonio Maria Patiño Zorz. Segundo o magistrado, Marçal cometeu irregularidades como abuso de poder político, abuso de poder econômico, uso indevido de meios de comunicação social e captação ilícita de recursos.

Como a decisão é de primeira instância, ainda cabe recurso.

Leia também

Duas ações contra

O juiz analisou duas ações contra Marçal. Uma apresentada pelo PSOL, partido de Guilherme Boulos, e outra pelo PSB, de Tabata Amaral. Ambos, disputaram com o influenciador a prefeitura de São Paulo nas eleições de 2024.

As legendas apontaram irregularidades em um vídeo de Marçal em que o coach diz que “venderia” apoio político para candidatos a vereador que fossem “de direita”.

As ações movidas argumentam que a venda de apoio político é ilegal e que Marçal usou a influência e as redes sociais para obter “vantagens indevidas” na eleição.

A Itatiaia procurou Pablo Marçal para comentar a decisão da Justiça Eleitoral, mas ainda não obteve retorno.

Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.
Yuri Cavalieri é jornalista e tem mais de 12 anos de experiência em rádio e televisão. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, em São Paulo, onde nasceu, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band. Agora é correspondente da Itatiaia em São Paulo.
Editor de Política. Formado em jornalismo pela Newton Paiva e pós-graduado em comunicação empresarial pela Universidad de Barcelona (ESP). Já trabalhou no Lance!, no Diários Associados e em O Tempo.
Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.
Leia mais