Comissão do Senado cria grupo para acompanhar investigação do Banco Master

Comissão de Assuntos Econômicos poderá solicitar informações oficiais e convocar autoridades

O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, senador Renan Calheiros

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado criou um grupo de trabalho para acompanhar as investigações sobre o Banco Master. A medida foi formalizada pelo presidente do colegiado, Renan Calheiros (MDB-AL), na quinta-feira (15).

“O Senado não se curva a abusos do sistema financeiro. Vamos fiscalizar, cobrar explicações e proteger a economia do país sem blindar quem quer que seja, esteja onde estiver”, afirmou o emedebista em seu perfil no X.

Farão parte do grupo os senadores:

  • Alessandro Vieira (MDB-SE);
  • Damares Alves (Republicanos-DF);
  • Eduardo Braga (MDB-AM);
  • Esperidião Amim (PP-SC);
  • Fernando Farias (MDB-AL);
  • Leila Barros (PDT-DF);
  • Randolfe Rodrigues (PT-AP).

Segundo a instrução normativa, o grupo poderá, entre outras ações apresentar requerimentos para convocação de autoridades e pessoas investigadas; solicitar informações oficiais; elaborar propostas legislativas relacionadas ao tema.

Investigações conduzidas pela Polícia Federal na Operação Compliance Zero apontam operações irregulares da instituição financeira, como a suposta fraude na venda de carteiras de crédito do Master para o Banco de Brasília (BRB) no valor de R$ 12,2 bilhões.

Em novembro, o Banco Central determinou a liquidação extrajudicial do Master.

Leia também

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.

Ouvindo...