Governo lança painel sobre oportunidades para empresas no acordo Mercosul-UE

Plataforma direcionadas a empresas exportadores reúne informações sobre o comércio entre os dois blocos

Bandeiras do Mercosul e da União Europeia

O Ministério da Indústria e Comércio (MDIC) lançou na quinta-feira (15) o Painel de Oportunidades Mercosul-União Europeia, plataforma digital que reúne dados do comércio entre os dois blocos e permite identificar as oportunidades criadas que devem ser criadas pelo acordo comercial dos grupos.

Após mais de 25 anos de negociação, a assinatura do tratado será assinada neste sábado em Assunção, no Paraguai, país que ocupa a presidência rotativa do bloco sul-americano. O acordo prevê tarifas reduzidas ou zeradas para uma série de setores industriais e agrícolas, de acordo com as especificidades de cada mercado.

Leia também:

Segundo o governo, o objetivo do painel é apoiar a atuação de exportadores brasileiros e orientar políticas públicas de comércio exterior. A plataforma consolida informações sobre:

  • países compradores;
  • produtos exportados pelo Brasil;
  • distribuição regional das exportações;
  • tarifas aplicadas;
  • cronograma de redução tarifária previsto no acordo.

Uma das possibilidades é visualizar os dados por Unidade da Federação, o que permite identificar como cada estado já se insere no mercado europeu e onde estão as novas possibilidades de expansão.

“O acordo com a União Europeia é o mais relevante já firmado pelo Mercosul. Para que ele alcance todo o seu potencial, é necessário transformar os compromissos assumidos em oportunidades concretas. O painel representa uma primeira contribuição em um esforço contínuo de implementação do acordo a partir de sua assinatura. Ele organiza informações estratégicas e as coloca à disposição de quem decide, produz e exporta”, afirmou a secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Prazeres.

Leia também

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.

Ouvindo...