Prefeitura de BH altera valores de obras na Praça do Papa, que seguem em andamento

Obras no ponto turístico de BH começaram em fevereiro de 2024 e ainda não terminaram. Diário Oficial do Município desta sexta (16) informa uma redução nos custos da intervenção

Obras de reforma na Praça do Papa em BH foram iniciadas em fevereiro de 2024

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) publicou no Diário Oficial do Município (DOM) desta sexta-feira (16) uma readequação da planilha contratual para as reformas na Praça Governador Israel Pinheiro, a Praça do Papa. A alteração reduz em quase R$ 60 mil o valor das obras que começaram em fevereiro de 2024 e, após sucessivos adiamentos, até hoje não foram finalizadas.

A mudança nos valores publicada no diário é irrisória diante do preço total da obra na praça localizada no Bairro Mangabeiras, Centro-Sul da capital. O contrato prevê o pagamento de R$ 11,1 milhões com recursos bancados parte pela PBH e parte por um financiamento junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF).

Em nota enviada à reportagem, a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) informou que foram necessários ajustes técnicos na execução da obra. A previsão para entrega da praça está mantida para o primeiro semestre deste ano.

As obras começaram em fevereiro de 2024 com a previsão inicial de entrega no primeiro semestre do ano seguinte. O prazo foi alterado para o fim de 2025 por problemas contratuais e a necessidade de manter as características visuais do piso da praça, que tem mosaicos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A última previsão também não se concretizou e quem passa pelo local atualmente se depara com os tapumes e cercas que impedem o aproveitamento do espaço ao pé da Serra do Curral e com uma das mais famosas vistas panorâmicas da capital mineira. Ao fim deste mês, a Praça do Papa estará em obras por mais de 700 dias.

Leia também

Repórter de política da Itatiaia, é jornalista formado pela UFMG com graduação também em Relações Públicas. Foi repórter de cidades no Hoje em Dia. No jornal Estado de Minas, trabalhou na editoria de Política com contribuições para a coluna do caderno e para o suplemento de literatura.

Ouvindo...