O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União), inaugurou neste sábado parte das obras da Praça do Papa, no entorno da Serra do Curral, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. Damião entregou as obras do platô superior. A área recebeu assentamento de piso cerâmico, implantação de jardins, instalação de bancos e execução dos passeios, tornando-se o primeiro trecho concluído da requalificação em andamento.
“Primeiro pedir desculpas aos moradores aqui da da região do bairro, né? Que moram aqui em torno da praça, aos belo-horizontinos num todo, pela demora para poder entregar essa praça que a gente sabe da importância dela. Todos entenderam (a demora), porque já foi muito bem explicado por causa do piso que é tombado, a praça é tombada”, disse o prefeito.
As melhorias fazem parte da reforma conduzida pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), dentro do programa Centro de Todo Mundo. O investimento total é de R$ 11,1 milhões, com recursos próprios do município e financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF). O prefeito informou que o prazo de entrega da obra foi alterado por conta da complexidade envolvendo a reforma da Praça, que é tombada pelo patrimônio histórico, e prometeu a entrega está garantida para o fim deste ano.
“Tá garantida. É, quando a gente fala tá garantida, eu não gosto muito de falar data, mas essa aqui já é já a gente tem que datar sim e eu cobro todos os dias, por quê? Porque já tem muito tempo que não entrega, demorou demais para poder entregar essa obra aqui, sabe? Mas a gente vai entregar toda essa parte, inclusive com o banheiro auto limpante. A Praça do Papa é o Cristo Redentor do Rio de Janeiro. Não tem como você vir a Belo Horizonte sem passar pela Praça do Papa”, completou Damião.
Além do platô superior, outros trechos seguem em obras. No platô intermediário, está em fase de conclusão o assentamento de cerâmica e o plantio de grama nos taludes. Já o platô inferior aguarda a execução do paisagismo.
O executivo também irá instalar um novo playground, de equipamentos da Academia da Cidade e um banheiro público, na praça.
O projeto contempla ainda a demolição e recomposição de todo o piso da praça, respeitando o desenho e as cores originais, além da modernização da iluminação, implantação de irrigação automática, revitalização do mobiliário urbano e integração da área onde hoje está o playground à área verde.
A prefeita informou que as áreas que continuarão em obras da Praça do Papa permanecerão fechadas, mas sem prejuízos ao trânsito da região.