Ouvindo...

Eleições 2024: veja quem são candidatos à Prefeitura de São Paulo

São com cerca de 10 candidaturas oficializadas. O atual prefeito Ricardo Nunes vai tentar a reeleição

Na segunda-feira (5) encerrou o período que antecede a campanha eleitoral, marcado pelas convenções partidárias. Agora, os partidos e federações devem registrar seus candidatos na Justiça Eleitoral até o dia 15 de agosto.

Em São Paulo, são com cerca de 10 candidaturas oficializadas. O atual prefeito Ricardo Nunes vai tentar a reeleição e alguns nomes conhecidos também entraram na disputa pela prefeitura da maior cidade do país.

Veja a lista dos candidatos em SP

Ricardo Nunes (MDB)

O empresário e atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, foi oficializado como candidato pelo MDB para a sua reeleição. O vice na chapa é o coronel Ricardo de Mello Araújo, do PL, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que deve apoiar e participar da campanha.

O número de partidos que apoiam a candidatura de Ricardo Nunes (MDB) para a reeleição em São Paulo chama atenção. Além do PL, PP, PSD, Republicanos, Podemos, Avante, Solidariedade, PRD, Agir, Mobiliza e União Brasil demonstraram apoio ao candidato.

Guilherme Boulos (PSOL)

A Federação Brasil da Esperança, que inclui os partidos PT, PCdoB e PV, registrou o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) como o candidato à prefeitura de São Paulo. Marta Suplicy (PT), prefeita de São Paulo de 2001 a 2005, entra na disputa como vice-prefeita ao lado de Boulos.

Guilherme Boulos é professor e atua como coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), ele está atualmente em empate técnico com Ricardo Nunes nas pesquisas.

O presidente Lula compareceu à convenção partidária que oficializou o candidato, junto a Luiza Erundina, ex-prefeita de São Paulo e Haddad, também ex-prefeito e atual Ministro da Fazenda. O presidente deve apoiar diretamente a campanha.

Pablo Marçal (PRTB)

Coach e empresário, Pablo Marçal (PRTB) é o candidato pelo PRTB à prefeitura de São Paulo. A policial Antônia de Jesus (PRTB) é vice na chapa.

Nascido em Goiânia (GO), Marçal se lança com a campanha “Faz o M”, em referência ao “Faz o L” do atual presidente Lula.

Leia também

Marina Helena (Novo)

O partido Novo lançou Marina Helena como candidata à prefeitura. Economista, Marina trabalhou ao lado de Paulo Guedes como diretora de Desestatização do Ministério da Economia. O coronel da Polícia Militar Reynaldo Priell Neto é vice na chapa.

Tabata Amaral (PSB)

A deputada federal Tabata Amaral oficializou a sua candidatura para prefeita de São Paulo pelo PSB. A vice na chapa é a ex primeira-dama, professora e empresário Lúcia França, esposa de Márcio França, marcando a chapa como inteiramente feminina.

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), declarou apoio à Tabata Amaral.

Altino Prazeres (PSTU)

Para o PSTU, o metroviário Altino Prazeres é o nome escolhido para concorrer como candidato a prefeito de São Paulo. A vice é Silvana Garcia (PSTU), liderança do movimento de luta por moradia.

Altino é operador de trem no Metrô de São Paulo, onde trabalha há quase 30 anos e foi presidente do Sindicato da categoria.

Datena (PSDB)

O PSDB confirmou a candidatura de José Luiz Datena. O vice será o ex-senador José Aníbal.

Jornalista e apresentador de televisão, ele é um dos casos mais comentados de pré-candidatos que deixaram de lado o microfone para tentar a sorte nas urnas. Datena nunca exerceu um mandato eletivo até então.

Ricardo Senese (UP)

O partido Unidade Popular (UP) tem o metroviário Ricardo Senes como candidato a prefeito de São Paulo. Julia Soares é nome para candidata a vice-prefeita.

Senese é metroviário e dirigente da Federação Nacional dos Metroviários (Fenametro), já a vice é coordenadora nacional do Movimento de Mulheres Olga Benário, que acolhe mulheres em situação de violência.

Bebetto Haddad (DC)

O Democracia Cristã (DC) mudou de pré-candidato na disputa faltando poucos dias para o prazo final das convenções partidárias. O nome escolhido agora é o ex-deputado Bebetto Haddad. O vice é o ex-delegado Marco Antonio Azkoul (DC).

Empresário e ex-deputado federal, Haddad já foi secretário do Esporte, Lazer e Recreação da capital paulista.

João Caproni Pimenta (PCO)

O PCO confirmou a candidatura do militante João Pimenta à Prefeitura de São Paulo. O vice da chapa será o também militante do partido Francisco Muniz.

CANDIDATOS À PREFEITURA DE SÃO PAULO

  • Altino (PSTU)
  • Bebetto Haddad (DC)
  • Guilherme Boulos (PSOL)
  • José Luiz Datena (PSDB)
  • João Pimenta (PCO)
  • Marina Helena (Novo)
  • Pablo Marçal (PRTB)
  • Ricardo Nunes (MDB)
  • Ricardo Senese (UP)
  • Tabata Amaral (PSB)

CALENDÁRIO ELEITORAL

  • 20.jul a 05.ago: convenções dos partidos
  • 15.ago: prazo final para o registro de candidaturas
  • 30.ago a 03.out: propaganda eleitoral no rádio e na TV
  • 06.out: primeiro turno
  • 27.out: segundo turno (se houver)

Participe dos canais da Itatiaia:

Graduado em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi estagiário, repórter e colunista por dois anos na Rede Minas. Atualmente faz parte da editoria de Política da Itatiaia na cobertura das Eleições 2024.
Leia mais