Ministros do governo federal, parlamentares e outros políticos lamentaram a
“O governo brasileiro tomou conhecimento, com profundo pesar, do falecimento na data de hoje do ex-Presidente da República Oriental do Uruguai, José Alberto “Pepe” Mujica, aos 89 anos, em Montevidéu”, diz nota. “O legado de “Pepe” Mujica permanecerá, guiando todas e todos aqueles que genuinamente acreditam na integração de nossa região como caminho incontornável para o desenvolvimento e na nossa capacidade de construir um mundo melhor para as futuras gerações”.
Veja outras repercussões:
Gleisi Hoffmann, ministra das Relações Institucionais - “Pepe Mujica foi uma dessas pessoas imprescindíveis para a humanidade. Dedicou a vida ao ideal de um mundo melhor e mais justo. Foi amigo do Brasil e do nosso povo”.
Luiz Marinho, ministro do Trabalho e Emprego - “Hoje o mundo perdeu uma das maiores referências de simplicidade, coragem e humanidade na política”.
Jorge Messias, Advogado-Geral da União - “Com profunda tristeza, hoje nos despedimos de José “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai. Símbolo de resistência, simplicidade e compromisso com a justiça social”.
Márcio Macedo, ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República - “Com profundo pesar, recebemos a notícia da morte de Pepe Mujica, uma das maiores referências da política latino-americana”.
Lindbergh Farias (PT-RJ), líder do PT - “Um líder que provou ao mundo que é possível fazer política com simplicidade, coerência e compromisso com os que mais precisam. Como ele disse: os homens passam, as causam permanecem”.
Duda Salabert (PDT-MG), deputada federal - “Na sua simplicidade, Pepe Mujica semeou mudanças na América Latina. Inspirou-nos em vida e revelou ainda mais coragem quando viu aproximar sua partida, sem jamais abrir mão da verdade”.
Tábata Amaral (PSB-SP), deputada federal - “Um líder uruguaio raro, que fez da política um ato de humildade, coragem e amor pelo povo”.