O ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, morreu nesta terça-feira (13), aos 89 anos, em decorrência de um câncer.
Em janeiro deste ano, Mujica havia revelado que o câncer havia se espalhado por todo o seu corpo e que ele não faria mais tratamento."Não consigo impedir isso com nada. Por quê? Porque sou uma pessoa idosa e tenho duas doenças crônicas. Não posso passar por tratamento bioquímico ou cirurgia porque meu corpo não aguenta”, declarou o ex-presidente na época.
No início da semana, a esposa de Mujica, Lucía Topolansky, afirmou à estação de rádio local Sarandí que a situação do político era “terminal”. Ela explicou que a família estava tomando os cuidados para garantir que ele vivesse a parte final de sua vida “da melhor maneira possível”.
Quem é Pepe Mujica?
José Alberto Mujica Cordano, conhecido como Pepe Mujica, nasceu no Uruguai, em 20 de maio de 1935.
Mujica era filho de pequenos agricultores e cresceu no bairro Paso de La Arena, em Montevidéu.
Em 1956, aos 21 anos, Mujica começou a participar da militância política do Partido Nacional, chegando a ocupar o cargo de secretário.
Nos anos 60, ele participou ativamente da militância de guerrilha, especificadamente do Movimento de Libertação Nacional-Tupamaros (MLN-T), um grupo de esquerda que lutava contra a desigualdade social no Uruguai.
Durante o governo de Jorge Pacheco Areco, com a crescente da violência, Mujica chegou a participar de conflitos armados e foi preso quatro vezes.
Com a restauração do sistema democrático, Mujica saiu da prisão pela lei que decretou a anistia de presos políticos.
Alguns anos depois, ele criou, junto membros do MLN-T e outros partidos de esquerda, o Movimento de Participação Popular (MPP).
Nas eleições de 1994, ele foi eleito deputado. Em 1999, foi eleito senador. Em 2005, aos 70 anos, foi ministro da Agricultura no governo de Tabaré Vásquez. Em 2008, abandonou o cargo para ser pré-candidato a presidência da República.
Em 2009, disputou as eleições uruguaias ao lado de Danilo Astori, seu vice-presidente. Ele foi para o segundo turno com 47,96% dos votos e se elegeu presidente em cima de Luís Alberto Lacalle, do Partido Nacional, com 52,60%.
Durante seu mandato, Mujica se recusou a morar no palácio presidencial, e continuou vivendo em um sítio, na periferia da capital uruguaia.
Feitos do governo de Pepe
O mandato de Mujica, como presidente, foi voltado para pautas sociais. Ao assumir a presidência, ele definiu como prioridade temas como educação, segurança, meio ambiente e redução da pobreza e da miséria.
Em 2012, aprovou a lei que
Em 2014, aprovou a lei do matrimônio igualitário que também permitiu casais homoafetivos de adotarem.
Outra pauta, levantada e aprovada durante a gestão, foi a legalização da maconha, com o Estado fiscalizando a produção, a distribuição e a venda.
Mujica não teve filhos. Ele deixa a esposa, a senadora Lucía Topolansky, de 80 anos.