Ouvindo...

George Santos, ex-deputado dos EUA, se apresenta à Justiça para cumprir pena de 7 anos

Filho de brasileiros, ex-congressista republicano foi condenado por fraude e falsidade ideológica em abril

George Santos foi condenado em abril e deveria se apresentar à justiça até esta sexta-feira (25)

O ex-deputado dos Estados Unidos George Santos foi preso nesta sexta-feira (25), após se entregar às autoridades americanas. Filho de brasileiros, ele foi condenado em abril a sete anos de prisão por crimes de fraude e falsidade ideológica.

Santos se apresentou no último dia do prazo determinado pela Justiça, em um presídio federal localizado em Fairton, no estado de Nova Jersey, onde deve começar a cumprir a pena.

O ex-parlamentar foi investigado após mentir sobre sua trajetória e enganar doadores durante a campanha eleitoral. Ele admitiu ter cometido fraude eletrônica e roubado a identidade de pelo menos dez pessoas, incluindo familiares. para financiar sua eleição ao Congresso.

Histórico de George Santos

Eleito em 2022, George Santos representava um distrito do estado de Nova York, que abrange partes do Queens e de Long Island. O político do Partido Republicano cumpriu pouco mais de um ano de mandato antes de ser expulso da Câmara dos Representantes, em 2023.

Em um acordo com a Justiça, Santos aceitou pagar cerca de US$ 580 mil em multas, além de cumprir a pena de prisão.

Na época da sentença, em abril, a Justiça determinou que ele deveria se apresentar até o dia 25 de julho. Antes disso, Santos enviou uma carta ao tribunal na qual afirmou estar “profundamente arrependido” dos crimes e considerou a condenação solicitada pelos promotores “severa demais”.

Nas redes sociais, o ex-deputado fez publicações para se despedir dos apoiadores. Na noite anterior à prisão, publicou uma mensagem com tom sarcástico e sugeriu um possível retorno à vida pública.

“Aprendi que, não importa se somos de esquerda, direita ou centro, somos todos humanos e, na maioria das vezes, americanos (rsrs), e temos um superpoder que valorizo muito: a compaixão”, escreveu.

Depois de ser eleito, foi descoberto que Santos havia mentido sobre grande parte de sua biografia. Ele se apresentava como um empresário bem-sucedido, com experiência em grandes empresas de Wall Street e com um portfólio imobiliário de destaque. No entanto, as investigações mostraram que ele enfrentava dificuldades financeiras e até processos de despejo. As denúncias levaram a investigações criminais e parlamentares.

* Sob supervisão de Enzo Menezes

Izabella Gomes é estagiária na Itatiaia, atuando no setor de Jornalismo Digital, com foco na editoria de Cidades. Atualmente, é graduanda em Jornalismo pela PUC Minas