Ouvindo...

Moraes nega pedido de Bolsonaro para ir à posse de Trump

O ex-presidente havia pedido autorização para ir aos Estados Unidos. Passaporte está retido

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou o pedido de devolução do passaporte do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O militar havia pedido autorização para ir aos Estados Unidos participar da posse do presidente eleito Donald Trump. Trata-se da quarta vez que a Corte nega a restituição do documento.

O convite para participação de Bolsonaro na posse de Trump foi enviado por e-mail em 9 de janeiro. Uma cópia do documento foi anexada ao pedido endereçado a Moraes. Além da posse de Trump, o brasileiro foi convidado para um baile oficial hispânico.

A Moraes, os advogados disseram que Bolsonaro tinha o compromisso de cumprir medidas cautelares impostas a ele e se comprometeria a seguir as condições que o STF entende como necessárias para a realização da viagem.

Leia também

Para a Procuradoria-Geral da República, que foi contra a devolução do passaporte do ex-presidente, Bolsonaro não apresentou justificativa relevante que supere o interesse público que sustenta a medida cautelar em vigor. De acordo com o PGR Paulo Gonet, a viagem tinha caráter particular e não era indispensável.

Mineiros e nomes da direita confirmados

Conforme antecipou a Itatiaia, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e o deputado estadual Bruno Engler (PL-MG) vão participar da posse de Trump. O vereador Vile Santos também estará entre os mineiros que vão comparecer ao evento.

Além dos três, haverá uma comitiva comandada pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que inclui parlamentares de vários estados, dentre eles: Bia Kicis (PL-DF) e Gustavo Gayer (PL-RJ).


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista nascida na capital federal. Graduada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), foi editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. É especializada em Língua Portuguesa e Revisão de Texto. Na Itatiaia, é Supervisora de Conteúdo desde fevereiro de 2024.
É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.
Leia mais