Ouvindo...

Por que Lula não vai à posse de Trump?

O republicano Donald Trump convidou nomes de direita, como Javier Milei e Jair Bolsonaro

Presidente Lula sofreu acidente em outubro

A posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, está marcada para o próximo dia 20. Seguindo o protocolo habitual, o convite foi direcionado ao corpo diplomático brasileiro, uma prática comum do governo norte-americano, que geralmente não faz convites nominais a chefes de Estado.

Desta vez, no entanto, Trump inovou ao estender convites específicos a líderes de extrema direita, como o presidente argentino Javier Milei e o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro, que aguarda autorização do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes para realizar a viagem. O militar está com o passaporte apreendido.

Leia também

No caso do Brasil, a embaixadora na capital americana Maria Luiza Ribeiro Viotti representará o país, como ocorreu em ocasiões similares, incluindo a posse presidencial na Venezuela. Caso o convite tivesse sido dirigido nominalmente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ele poderia delegar a representação ao Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, ou ao vice-presidente, Geraldo Alckmin, devido à sua impossibilidade de viajar.

Lula permanece impedido de fazer viagens internacionais por recomendações médicas, após cirurgias realizadas em dezembro para conter um sangramento intracraniano decorrente de uma queda sofrida no Palácio da Alvorada, em outubro.


Participe dos canais da Itatiaia:

Conteúdos produzidos pela redação de Brasília da Rádio Itatiaia