O pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro para participar da posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, marcada para segunda-feira (20), coloca o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), diante de um impasse que pode ter repercussão internacional.
Moraes não tem um prazo definido para analisar o pedido, o que significa que a decisão pode ser tomada a qualquer momento. Uma alternativa seria solicitar mais esclarecimentos ao ex-presidente, embora o ministro não tenha o costume de postergar decisões importantes.
Há ainda a possibilidade de um deferimento parcial, permitindo a viagem apenas em parte dos dias solicitados.
Pedido
Conforme mostrou a Itatiaia, a defesa de Bolsonaro anexou uma declaração de uma tradutora juramentada na tentativa de comprovar para Moraes a veracidade do e-mail com convite para a posse de Trump. O documento é assinado por Flavia Carpes Westphalen da Veiga, profissional de Santa Catarina.
Ida de Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não irá à posse, mas será representado pela embaixadora Maria Luiza Viotti. Por outro lado, o presidente argentino, Javier Milei, deve comparecer.
O convite, como de praxe, foi feito ao corpo diplomático brasileiro. Normalmente, o governo americano não convida nominalmente os presidentes. No entanto, desta vez, Trump decidiu inovar e convidar líderes de extrema direita, incluindo o próprio ex-presidente Bolsonaro.