A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) anexou uma declaração de uma tradutora juramentada na tentativa de comprovar a veracidade do e-mail com convite para a posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. O documento é assinado por Flavia Carpes Westphalen da Veiga, profissional de Santa Catarina.
“Nada mais constava do documento que me foi apresentado, que traduzi e descrevi bem e fielmente conforme o original a que me reporto e que devolvo com este Instrumento Público de Tradução, lavrado e assinado por mim em Florianópolis, ao décimo terceiro dia do mês de janeiro de 2025. Dou Fé”, diz Flávia.
Em resposta ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, a defesa do ex-presidente sustenta que o convite é legítimo. A cerimônia está marcada para a próxima segunda-feira (20). O brasileiro quer que passaporte dele seja devolvido para uso entre os dias 17 e 22 de janeiro.
Na manifestação enviada ao ministro nesta segunda-feira (13), a defesa promete que Bolsonaro não vai atrapalhar o andamento do processo.
Segundo os advogados do ex-presidente o e-mail é autêntico, conforme verificado no site oficial da organização responsável pelos eventos de posse presidencial nos EUA em 20 de janeiro de 2025. Além disso, o site da Comissão Eleitoral Federal dos EUA confirma informações sobre a organização, incluindo endereço, tesoureiro e detalhes oficiais.
“Evidenciado que o comitê Trump Vance Inaugural Committee, Inc. foi eleito pelo Sr. Donald J. Trump como responsável pela organização da próxima posse presidencial dos EUA e escolheu o domínio “t47inaugural”, tem-se que o e-mail info@t47inaugural.com cuida-se do correio eletrônico oficial e meio de comunicação formal utilizado pela aludida equipe cerimonial, sendo a sua autenticidade confirmada pela correspondência do domínio “t47inaugural.com” existente no referido e-mail e no website e a expressão “T47” referente ao “Mandato 47” daquele país”, diz a defesa.
Os advogados anexaram ainda uma cópia de um documento assinado por uma tradutora pública de Santa Catarina que teria feito a conversão do texto de inglês para português.
Bolsonaro teve o passaporte retido pela Polícia Federal em fevereiro de 2024 por ordem de Alexandre de Moraes. O ex-presidente brasileiro é investigado pelo suposto plano de golpe de Estado no fim de 2022.