Belo Horizonte
Itatiaia

Saiba quem assume a cadeira de Cida Falabella na Câmara Municipal de BH

A primeira suplente da federação PSOL-Rede, Professora Nara, já atuou como vereadora da capital mineira em 2024

Por
Professora Nara, que será empossada vereadora de BH
A nova vereadora, no entanto, não é desconhecida pelo Legislativo.  • Facebook/Reprodução

A saída da vereadora Cida Falabella (PSOL-MG) da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) para assumir a Secretaria de Cultura da prefeitura de Belo Horizonte deixa em aberto uma cadeira no Legislativo.

A primeira suplente da federação PSOL-Rede, Nara Lúcia de Paula Fan, conhecida como Professora Nara (Rede), retorna como vereadora da capital mineira.

Antes disso, Nara também já havia trabalhado como assessora no gabinete do ex-presidente da Câmara, Gabriel Azevedo (MDB).

Nas redes sociais, Nara, que tem a educação como uma de suas principais bandeiras, destaca que trabalhou por mais de três décadas como professora na comunidade da Vila Maria, na Regional Nordeste da capital mineira.

Ela também é fundadora do Instituto da Quebrada, organização social criada em 2020 para atender crianças e adolescentes.

Troca no secretariado

Nesta sexta-feira (27), o prefeito de BH, Álvaro Damião (União Brasil), anunciou Cida Fallabella como nova secretária de Cultura, substituindo Eliane Parreiras, que deixa o cargo para se dedicar a projetos pessoais.

Por meio das redes sociais, Damião disse que, durante os anos em que atuou como vereador da capital ao lado de Cida, percebeu "o quanto ela pertence à luta pela cultura de Belo Horizonte".

Cida é atriz e diretora teatral de formação, eleita vereadora em BH pela primeira vez em 2016. Na legislatura seguinte, assumiu como suplente em 2023 e foi reeleita para mais um mandato em 2024.

Damião negou que a indicação de Cida à pasta tenha ocorrido por articulações políticas com o PSOL. Em entrevista coletiva, afirmou que não ligou para ninguém do partido, mas que convidou a parlamentar diretamente. "A vereadora é minha amiga, é da cultura, faz parte da cultura e seria convidada por mim independentemente de partido, porque sei da ligação dela com essa área na capital", disse.

Segunda troca

Essa é a segunda troca do ano na Câmara Municipal. Em janeiro, o então secretário de Esportes e Lazer, Rubão (Podemos), foi exonerado do posto para assumir a cadeira do vereador Lucas Ganem (Podemos), que pediu uma licença do mandato parlamentar por 121 dias.

Como primeiro suplente do Podemos, Rubão foi convidado para o cargo de forma temporária.

Por

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.